• Carregando...
Foto: Bigstock.
Foto: Bigstock. | Foto:

Todo mundo gosta de receber elogios, ainda mais em tempos em que as cobranças com imagem e resultado são muito maiores. Querer ser mais magro, forte, bem sucedido ou ganhar mais gera cobranças excessivas e não atingir os objetivos causa frustração. Nesse sentido, elogios e palavras de incentivos sinceros são muito importantes para manter-se motivada e confiante em sua forma de agir e pensar.

De acordo com a psicóloga Renata Quarezemin os elogios podem ser considerados uma forma de habilidade social. “É uma expressão de afeto positiva, uma forma de motivação e de incentivo que pode passar segurança e autoconfiança. Ela ajuda na construção da auto-estima e está presente em todas as relações: casal, pai e filho, amigos ou profissional. O importante, para ela, é que ele seja feito de forma sincera e que a sua motivação seja realmente especial, diferente de algo cotidiano.

“O reforço positivo significa a validação de determinada atitude, mostrando confiança em sua capacidade. Com isto, estimula-se a produtividade e o sentimento de alegria, o que contribui também para a formação de uma personalidade mais confiante”, afirma o psicólogo João Alexandre Borba.

No ambiente profissional, onde existe muita competitividade e uma maior necessidade de reconhecimento, ter um líder que demonstre constantemente confiança na equipe, pode ser capaz de transformar o rendimento e aumentar significativamente a produção dentro da empresa. “Quando o chefe acredita e elogia a equipe, esta passa a render muito mais. Há casos em que a melhora chega a três vezes mais do rendimento normal”, explica Borba.

Mas elogiar demais pode trazer um problema. “Quando você exagera nos elogios, você passa para o outro a ideia de que aquele elogio foge à realidade”, diz o psicólogo. Renata complementa explicando que elogios falsos não terão efeito ou podem interferir negativamente na autocrítica do elogiado.

A falta de elogios e motivações pode, no entanto, afetar seriamente o desenvolvimento e a interação social. A medida certa é elogiar somente quando for notada uma mudança positiva no comportamento, atitude e pensamento de uma determinada pessoa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]