Comportamento

Eloá Cruz

Emma Watson faz apelo contra a cultura do estupro via Twitter

Eloá Cruz
30/05/2016 12:03
Thumbnail

Atriz Emma Watson usou hashtag #EstuproNaoECulpaDaVitima e recebeu elogios de fãs brasileiros. Foto: reprodução/Facebook.

A atriz e e embaixadora Global da Boa Vontade da ONU Mulheres, Emma Watson, aderiu à campanha das brasileiras contra a cultura do estupro tweetando a hashtag #EstuproNaoÉCulpaDaVitima. O movimento, que já é luta de grupos feministas, ganhou mais força depois do caso da jovem carioca que foi estuprada por 33 homens no dia 21 de maio.
LEIA TAMBÉM
Emma Watson foi elogiada por vários fãs brasileiros e 86 mil seguidores retuitaram a mensagem. A ONU Mulheres Brasil também se solidarizou com o caso da jovem do Rio de Janeiro e com o da adolescente vítima de estupro coletivo no Piauí.
“A ONU Mulheres solicita aos poderes públicos dos estados do Rio de Janeiro e do Piauí que seja incorporada a perspectiva de gênero na investigação, processo e julgamento de tais casos, para acesso à justiça e reparação às vítimas, evitando a sua revitimização”, diz nota oficial.
O comunicado ainda reforça a necessidade de “garantia e fortalecimento da rede de atendimento a mulheres em situação de violência e de órgãos de políticas para as mulheres e profissionais especializadas e especializados em gênero em todas as esferas governamentais, para o pleno atendimento às vítimas, primando pelo cumprimento de protocolos, pela celeridade e pela humanização nos processos de saúde“.