i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Comportamento

Etiqueta do amigo secreto: como evitar e lidar com as inevitáveis gafes

A brincadeira de final de ano pode causar algumas situações delicadas, especialmente no ambiente corporativo. Saiba como evitar as \"saias-justas\" do amigo secreto

  • PorFlávia Schiochet
  • 10/12/2018 08:29
Cada grupo de amigos ou de família tem seus limites próprios. Mas é possível desenhar alguns limites para o amigo secreto da empresa. Foto: Visualhunt.
Cada grupo de amigos ou de família tem seus limites próprios. Mas é possível desenhar alguns limites para o amigo secreto da empresa. Foto: Visualhunt.| Foto:

Tradição no fim de ano, o amigo secreto divide opiniões em famílias, empresas e grupos de amigos. Há quem goste e há quem deteste. Mas todos concordam que é uma brincadeira que pode “desandar”. “Os códigos sociais dependem muito do ambiente em que se está e às vezes na família é até mais problemático que em empresa. Tem de ter o dobro ou triplo de cuidado”, comenta Marcia Caldas, consultora de imagem, estilo e comportamento.

Cada grupo de amigo e família tem sua lógica interna e limites próprios, por isso seria difícil — e até anacrônico, defendem as consultoras de imagem ouvidas pelo Viver Bem — dar dicas de como se comportar no amigo secreto destes grupos. “Mas no ambiente corporativo, é adequado seguir certas regras de comportamento para não causar impressões errôneas”, aconselha a consultora de imagem Dani Amorim.

>>> Ideias criativas para um amigo secreto temático

A ideia fundamental é a seguinte: tanto a confraternização do fim de ano quanto as brincadeiras no ambiente de trabalho seguem o mesmo código de uma reunião informal dentro da empresa. “É uma continuação da empresa, mesmo que estejam em outro ambiente. Os chefes continuam a ser chefes no outro dia, as pessoas vão precisar negociar umas com as outras, continua havendo reuniões”, exemplifica Marcia.

Respeite os limites

O respeito aos limites é a chave para o comportamento no amigo secreto da empresa. Dá para defini-los em três: ser breve no discurso de revelação, ater-se ao preço mínimo e máximo fixado pelo grupo na hora de comprar o presente e escolher algo que não pareça genérico demais ou íntimo demais. Confira as dicas das consultoras ouvidas pelo Viver Bem:

Evite as canecas e chocolates, e se empenhe em dar um presente legal para o amigo secreto (Foto: Bigstock)
Evite as canecas e chocolates, e se empenhe em dar um presente legal para o amigo secreto (Foto: Bigstock)
  • Seja breve no discurso de revelação. Fale sobre qualidades da pessoa e de comportamentos positivos de quem você tirou. Evite falar sobre características físicas ou revelar informações íntimas, mesmo que de brincadeira. Tudo que gera polêmica, seja indireta ou que dê margem para interpretação deve ser evitado.
  • Atenha-se à faixa de valor estipulada pelo grupo: um presente abaixo e mesmo acima do valor é injusto com os demais integrantes da brincadeira. ?Você pode deixar outras pessoas desconfortável?, Dani Amorim.
  • Presentes ou lembranças que denotem intimidade ou segundas intenções, tais como perfume, roupa íntima, pijama, livro sobre dieta, sabonete, itens relacionados à higiene pessoal é bom evitar. Bebidas alcoólicas também não são recomendadas como presente em ambiente corporativo.

 

>>> Como escolher um presente para um amigo secreto que você conhece pouco

Pode dar vale-presente?

Há duas respostas para essa pergunta: sim e não.

Não se o vale-presente for uma saída de última hora. Sim em um único caso: se foi impossível pensar em um presente para o amigo secreto e o vale-presente é a única saída. Neste caso, sinalize de alguma maneira que você se importa. “Uma caixinha bonitinha com o vale-presente dentro e um mimo que você mesmo preparou, como um pacotinho de biscoito, um chocolatinho”, indica Marcia.

Se não há como fugir do cartão-presente para seu amigo secreto, inclua um cartão com uma mensagem escrita à mão. Foto: Divulgação
Se não há como fugir do cartão-presente para seu amigo secreto, inclua um cartão com uma mensagem escrita à mão. Foto: Divulgação

“Ameniza a situação do presente impessoal se vier com um cartão com uma mensagem escrita a próprio punho”, indica Karla Giacomet, consultora de imagem. Outra ideia é dar um pequeno arranjo ou vaso de flores com o cartão-presente junto de uma mensagem. “Algo que diga ‘não te conheço, mas quero te mimar de alguma forma’”, diz Marcia.

Saiba o que que fazer no amigo secreto se:

  • Receber um presente que não gostou: Sorria e agradeça. Tente não demonstrar insatisfação, seja com palavras ou com a linguagem corporal. “A pessoa tem de estar pronta para receber algo que gosta ou não gosta. O objetivo da brincadeira é a confraternização e não o presente”, aponta Karla Giacomet, consultora de imagem. “Seja empático com a pessoa que tentou te dar um presente”, aconselha.
  • Notar que não gostaram do que você presenteou: Não crie um duplo constrangimento. Após a revelação, e sem muito alarde, reforce que é possível efetuar a troca caso a pessoa deseje. Não estenda a situação mais do que isso.
  • Você não puder comparecer ao encontro de revelação: A partir do momento em que se confirma a participação na brincadeira, a pessoa se compromete com a revelação. Avise o quanto antes o grupo e peça para alguém revelar e entregar o presente no seu lugar. É de bom tom fazer um cartão pedindo desculpas por não poder estar presente.
  • A pessoa que tirou você não comparecer ao encontro de revelação: Seja breve no discurso e informe quem você tirou. Entregue pessoalmente o presente para a pessoa na outra semana ou deixe com alguém que vá encontrá-la antes.
Encare o amigo secreto a brincadeira que ele é. O importante é a confraternização. Foto: Unsplash
Encare o amigo secreto a brincadeira que ele é. O importante é a confraternização. Foto: Unsplash
  • Você ficar sem presente ou receber um presente “inferior” ao que você deu: A situação pode ser constrangedora, mas encare de um jeito positivo. A ideia do amigo secreto é a confraternização e não o presente. Em hipótese alguma cobre o presente não recebido. “Você estaria entrando na deselegância da pessoa”, alerta a consultora de imagem Dani Amorim.

 

“Em um amigo secreto corporativo de que participei, uma das pessoas confundiu as pessoas. No final, um dos participantes ficou com dois presentes e um sem. Seria indelicado para quem recebeu dois abrir mão de um presente e seria constrangedor e pouco pessoal para quem não recebeu nenhum, ficar com um presente que a princípio não era seu. Aí todos os participantes do amigo secreto fizeram uma vaquinha e compraram um presente para compensar. Foi uma boa saída”, exemplifica Dani Amorim, consultora de imagem e estilo.

 

>>> A cidade do Nordeste que quer ser referência no Natal e até faz nevar

  • Não quiser participar do amigo secreto: Assim como as confraternizações de final de ano, o amigo secreto da empresa é tido como uma extensão das relações de trabalho ? portanto, o comportamento preconizado é o mesmo. “Tem que pesar: vai ser muito difícil para mim? Vou ter que cancelar algum compromisso pessoal para participar? Se não, é uma oportunidade de networking e relacionamento”, aconselha Karla.
  • Você está organizando o amigo secreto e alguém não quer participar: O recomendado é não insistir. Caso sinta que a pessoa está insegura por ser nova na empresa ou por causa do teor da brincadeira (às vezes informais demais para o ambiente profissional), sugira amigo secreto temático, com presentes que sejam adequados para o ambiente de trabalho. “Pode ser mais interessante para todos: livros dentro da área de atuação da pessoa, caneta, agenda”, exemplifica Marcia Caldas, consultora de imagem, estilo e comportamento.

***

LEIA TAMBÉM

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.