Comportamento

Sharon Abdalla

Famílias aproveitam o domingo de Páscoa para a prática religiosa

Sharon Abdalla
16/04/2017 12:12
Thumbnail

Na igreja do Guadalupe, o padre Reginaldo Manzotti celebra a missa do domingo de Páscoa (Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo) | Leticia Akemi

As crianças costumam aguardar ansiosas o domingo de Páscoa para sair à caça dos ovos de chocolate escondidos pela casa. Para suas famílias, a data costuma ter outro significado, representando uma oportunidade de se desfrutar momentos com os entes queridos, seja reunidos em volta da mesa do almoço ou praticando a tradição religiosa.
Foi o que fez a família da recepcionista Mônica Rossatto. Acompanhada do marido Ricardo Rosa, da mãe Edenir Rossatto e dos filhos Arthur e Maria Luiza, de nove anos e de quatro meses, respectivamente, ela veio de Colombo para assistir à missa realizada na manhã deste domingo (16) na Catedral Basílica de Curitiba.
(Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo)
(Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo)
“Por falta de tempo e por causa do trabalho, nem sempre conseguimos vir juntos à missa. Mas hoje, e por ser uma data especial, deu certo. Moramos em Colombo, mas eu gosto de vir à Catedral porque minhas memórias da infância são as de minha mãe me trazendo aqui”, lembra Mônica.
Depois da missa, os planos incluíam um passeio pela Feirinha do Largo da Ordem, para a compra de lembrancinhas de última hora, e um almoço. “A ideia é celebrar a Páscoa em família”, resume Ricardo.
Maria Terezinha e Gilberto Baptistella são um casal de agricultores que vieram de (Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo)
Maria Terezinha e Gilberto Baptistella são um casal de agricultores que vieram de (Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo)
Quem também tem este objetivo é o casal Maria Terezinha e Gilberto Baptistella, agricultores de Campo Erê (SC). Em Curitiba para visitar a filha Rosimeri Baptistella, que é professora na cidade, eles deram início à programação de Páscoa com a missa na Catedral. “Também vamos aproveitar para conhecer um pouco mais a cidade, que é muito bonita e acolhedora”, conta Maria Terezinha.
Outra família que caprichou na programação deste domingo é a do cantor Vinícius Baraldi. Depois de assistirem à missa no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, ele, sua esposa Débora Mannrich Baraldi, seus pais Claudinei e Maria de Lourdes Baraldi e a amiga Ysteice Fonsaca iriam para casa preparar o almoço.
(Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo)
(Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo)
“Estou com o sentimento de que fechei com chave de ouro. Depois de tentar outras vezes, nesta quaresma eu consegui ficar os 40 dias sem comer carne, que era o meu propósito. Hoje vai ter churrasco para reunir a família e aproveitar este fim de Páscoa que, dentro do nosso coração, é o começo”, conta Vinícius.
O padre Carlino, que rezou uma das missas da Catedral neste domingo(16), aprecia as celebrações realizadas pelas famílias e afirma que a Páscoa é um dia de agradecer por ela, pela paz, alegria e o amor. “A mensagem pascal vai muito além de qualquer religião, [pois ela fala] que as dificuldades existem, sejam elas grandes ou pequenas, mas que nós também conseguimos vencê-las. É uma questão de persistência e de fé”, resume o padre Reginaldo Manzotti, que celebrou missa no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe.
(Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo)
(Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo)
Leia mais