• Carregando...
Mulheres em situação de violência precisam de rede de apoio (Foto: Divulgação)
Mulheres em situação de violência precisam de rede de apoio (Foto: Divulgação)| Foto:

“Curiosidade salva”. Este é o mote da campanha contra a violência doméstica feminina apoiada por dezenas de famosas na última segunda-feira, 24. Preta Gil, Marjorie Estiano, Luiza Possi, Deborah Secco, Paula Burlamaqui, Mariana Lima, Luana Piovani e outras atrizes, postaram nas suas contas do facebook mensagem a favor da causa. O objetivo é estimular as mulheres vítimas de agressão em todo o país a denunciar as agressões pelo número 180.

O medo de denunciar é a principal razão apontada pela continuidade da violência doméstica. Os números mostram que a cada 15 minutos uma mulher é agredida no Brasil e a cada duas horas uma mulher é morta. No Rio de Janeiro, levantamento do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), em março deste ano, mostrou que os casos de violência doméstica de familiar contra a mulher passaram de 17.756, em 2007, para 94.689, em 2014. Por aqui, a estatística é analisada pelos crimes enquadrados pela lei Maria da Penha (11.340/2006). Desde junho de 2014 o MP tem monitorado esses casos (como ameaça, injúria e lesão corporal). São muitos. Entre 12 de junho e 31 de dezembro, foram mais de sete mil registros. Desse total, 11,8% aconteceram em Curitiba (906 crimes).

A cantora Preta Gil foi a primeira a postar. “Foi a torneira do chuveiro”, colocou em um post editado em sua timeline para seus quatro milhões de fãs. Quando clicavam em histórico de edições, o texto explicava: “É isso que você deve fazer sempre: reparou alguma coisa estranha, procure saber mais. Muitas vezes, uma torneira é um marido agressivo e a vítima não tem coragem de dizer. Viu sinais de agressão? Denuncie. Faz um 180 e dê uma virada nessa realidade”. Deborah Secco postou “Foi a maçaneta da porta.”. Luiza Possi e Marjorie Estiano também postaram: “Foi a quina da mesa”. Já Taís Araújo mostrou sua adesão postando “Foi a gaveta do armário” em sua página pessoal.

Famosas apoiam campanha contra violência doméstica

Para chamar atenção para a causa, as famosas estão publicando em suas páginas ou perfis no Facebook frases genéricas – “Foi na maçaneta da porta”, “Foi a torneira da pia” – e depois, no ícone “editado” do comentário, explicam seu engajamento. O texto incentiva as pessoas a se importar, buscar os sinais e a ajudar a causa, já que muitas mulheres agredidas têm medo de fazer a denúncia por conta própria.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]