i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Comportamento

Férias criativas: 13 atividades para fazer com as crianças sem gastar nada

De criar um instrumento musical de papel a organizar uma sessão de cinema em casa: brincadeiras que podem deixar as férias dos pequenos mais divertidas

  • PorDa Redação
  • 11/07/2018 09:00
Férias em casa: aproveite para brincar com seu filho. Foto: Rawpixel/ Unsplash
Férias em casa: aproveite para brincar com seu filho. Foto: Rawpixel/ Unsplash| Foto:

Julho chegou e com ele as tão esperadas (ou temidas) férias escolares. Embora as crianças estejam em casa, muitos pais precisam seguir sua rotina de trabalho e desdobram-se entre folgas, ajuda da família e as colônias de férias. Se o mais fácil – e muitas vezes a primeira opção das crianças – são os jogos no tablet, videogame, computador – ou ainda a visita às atividades especiais de shopping, é importante dividir esse tempo com brincadeiras mais criativas e manuais.

Pode dar um pouco mais de trabalho, mas a alegria dos pequenos irá compensar o cansaço e vocês ainda irão criar boas memórias juntos!

>>Tire as crianças do celular e faça uma geleca caseira

Construir seu próprio instrumento musical, despertar o pequeno artista que existe dentro dele ou ainda brincar de cozinheiro são algumas das opções para essas férias.

Separamos algumas brincadeiras fáceis para você entreter seu filhos durante o recesso:

Sessão de cinema retrô

Foto: Getty Images.
Foto: Getty Images.

Hoje, os filmes infantis trazem animações digitais e efeitos especiais. Que tal mostrar para os seus filhos seus filmes preferidos da infância? Organize uma sessão com pipoca e bebidas e mostre pra eles quais títulos encantaram sua geração. Pode ser as versões antigas dos filmes da Disney, Parque dos Dinossauros ou o clássico E.T – O Extraterrestre.

Faça uma guitarra de papel

Você vai precisar de um rolo de papel toalha, uma caixa (pode ser de cereal), elásticos e fita adesiva. Corte um círculo na parte de baixo da caixa e um na parte da frente. Coloque o rolo de papel toalha no corte embaixo  e passe fita adesiva. Depois passe os elásticos na frente da caixa, por cima do buraco e pronto: você tem seu próprio instrumento musical. Se seu filho for bebê você pode fazer uma versão mais simples, apenas passando os elásticos de um lado para outro em uma caixa de papelão.

Guitarra de papel: você irá precisar apenas de uma caixa, um rolo de papel toalha, fita adesiva e elásticos. Foto: Pinterest/ Divulgação
Guitarra de papel: você irá precisar apenas de uma caixa, um rolo de papel toalha, fita adesiva e elásticos. Foto: Pinterest/ Divulgação

Tinta comestível

Ideal para as crianças menores, essa brincadeira tem dois momentos: o de fazer as tintas e o de brincar. Existem muitas receitas de tintas comestíveis: uma  opção é misturar pó de gelatina de diferentes cores com água fervente (cuidado com essa parte, melhor ser feita por um adulto). Coloque cada gelatina em um pote e misture a água até chegar à textura ideal.]

<< Colônias de férias a partir de R$ 60 para divertir as crianças em julho

Outra opção é com iogurte natural e corante de alimentos a base d´água ou, ainda, adicionando corante à água e colocando numa forma de gelo. Depois é só esperar congelar e desenformar. Agora, é só curtir a brincadeira.

Descubra o desenho secreto

Vela e tinta criar a brincadeira do desenho secreto. Foto: Tempo Junto/ Pinterest
Vela e tinta criar a brincadeira do desenho secreto. Foto: Tempo Junto/ Pinterest

Nessa brincadeira, você fará o truque do “desenho secreto”. Em um papel mais grosso, faça um desenho com vela (corte o pavio) ou giz de cera branco: pode ser uma casa, algum bichinho ou uma família, por exemplo. Nessa etapa, como tanto o papel quanto o giz e a vela são brancos, o desenho não irá aparecer. Se o seu filho for um pouco mais velho, ele pode participar das duas etapas da brincadeira. Depois, vem a parte mais divertida: revelar a imagem. Pinte todo o papel com tinta guache de diferentes cores. Como a vela e o giz não absorvem a tinta, o desenho aparece.

Arte na cola

Um tubo de cola e corante é o que basta para os pequenos soltarem a imaginação. Abre a cola, despeje o conteúdo em um recipiente e, então, adicione gotas de corantes coloridos. A brincadeira é misturar e ver as formas que aparecem. Depois faça fotos com o celular para ter de lembranças dessas obras de arte!

Desenhos a partir das pegadas do seu filho

Primeiro, passe a tinta à base d´água na mão (ou pé) da criança e faça o carimbo em um papel. Depois, usem giz, lápis de cor ou mesmo tintas para criar algum desenho a partir dessa pegada. Que tal tentar fazer um animal como um elefante começando pelo pezinho, ou um buquê de flores a partir da mão? A brincadeira pode ser feita com crianças de todas as idades.

Use as mãos e pés do seu filho como ponto de partida para criar desenhos. Foto: Pinterest/ Divulgação
Use as mãos e pés do seu filho como ponto de partida para criar desenhos. Foto: Pinterest/ Divulgação

Para a cozinha, já!

Confeitos e granulados transformam seu filho em um confeiteiro. Foto: Pinterest/ Divulgação
Confeitos e granulados transformam seu filho em um confeiteiro. Foto: Pinterest/ Divulgação

Levar os pequenos para a cozinha pode ser muito divertido. Não ligue para a bagunça (porque ela vai acontecer). Não precisa ser nenhuma receita mirabolante, um bolo de chocolate, por exemplo, é o suficiente para deixar as crianças felizes. Eles podem participar desde a parte de separação dos ingredientes, na mistura dos itens e finalização. Use confeitos e granulado para deixá-los decorar a própria fatia.

DO TEMPO DA MAMÃE E DO PAPAI

Que tal ensinar a seus filhos suas brincadeiras preferidas da infância? Separamos as mais comuns que encantam os pequenos há gerações:

Que tal ensinar suas brincadeiras preferidas de infância  para seus filhos? Foto: Pinterest/ Divulgação
Que tal ensinar suas brincadeiras preferidas de infância para seus filhos? Foto: Pinterest/ Divulgação

Amarelinha
Com giz ou fita adesiva, desenhe a amarelinha. A primeira criança vai para o início do diagrama e de lá atira a pedrinha no número 1. Sem colocar o pé nessa casa, ela atravessa o diagrama ora pulando com os dois pés, quando tiver uma casa ao lado da outra, e ora com um pé só. Quando chegar à outra extremidade, faz o percurso oposto e volta para apanhar a pedra, sem pisar na casa em que ela está, repetindo o mesmo procedimento até que percorra todas as casas. A criança não pode pisar ou jogar a pedra na risca, nem atirá-la fora do diagrama. Se isso acontecer, ela perde a vez. Vence quem completar primeiro o percurso.

Cinco Marias
Cinco saquinhos de areia, ou pedrinhas, cuja brincadeira consiste em jogar cada saquinho para cima, pegar um dos que estão no chão, e pegar novamente o que está no ar sem deixá-lo cair.

Circuito divertido
Faça um circuito para que as crianças desviem os obstáculos e cumpram tarefas, a partir de uma história, como a de um ursinho de pelúcia que precisa ser resgatado na floresta. Dá para usar corda, tábuas de madeira, pneus, bambolês, bolas, garrafas e o que tiver em casa.

Dança das cadeiras
Faça um círculo de cadeiras com a parte do assento voltada para fora. As cadeiras devem ser sempre em número menor do que o de participantes. As crianças ficam andando em torno das cadeiras, ao som de uma música. Quando a música parar, todos devem tentar se sentar em alguma Como há menos cadeiras do que participantes, alguém vai ficar em pé e será eliminado da rodada. A cada rodada retira-se uma cadeira e repete-se o mesmo processo sucessivamente, até ter dois participantes e uma cadeira. O que conseguir sentar nesta cadeira, vence!

Estátua
Todos os jogadores fazem um círculo e um fica como mestre, controlando o som do rádio. Quando o mestre quiser ele abaixa o volume e diz “estátua”! Os jogadores devem ficar em posição de estátua, sem se mexer e o mestre vai tentar fazer caretas e brincadeiras para ver quem se mexe primeiro. Não vale fazer cócegas. Quem se mexer ou rir espera, sai da brincadeira e espera até que sobre somente um para reinicia. Quem resistir às caretas será declarado o vencedor e assume a posição de mestre.

Pega-pega
Ganha quem pegar os outros, ou quem não for alcançado: vale mãe cola, balança caixão, polícia e ladrão e mãe polenta (quem pega a pergunta “Onde foi parar a polenta?” tem que pegar os outros, que fogem imediatamente colocando a culpa no gato.)

LEIA TAMBÉM:

 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.