“Fui a primeira candidata negra do miss Curitiba e venci”, diz Letícia Costa

A modelo recebeu o título de miss Curitiba na quinta-feira (25)

Letícia Costa foi fotografada por Paulo Cibin, para o Viver Bem. A produção de moda é da Pati Sabatowitch.

Curitiba elegeu na última quinta-feira (25) a primeira miss negra. A estudante de jornalismo e modelo Letícia Costa, 20 anos, sempre considerou o concurso um desafio. A exemplo do Miss Brasil, que coroou a também negra Raissa Santana em outubro, a curitibana achava que estava muito longe do padrão de beleza exigido em concursos como este. “Eu sou magra e tenho o cabelo crespo”, explica. Nascida em Piracicaba, em São Paulo, Letícia vive no bairro Bacacheri, na região nordeste do município, e já fez trabalhos para o Viver Bem.

Leia mais:

>>> Artista transforma cabelos de mulheres negras em elementos da natureza

>>>Marcha em Curitiba quer combater preconceito ao cabelo crespo

Foto: Paulo Cibin.

Foto: Paulo Cibin.

A estudante conta que foi convidada a participar do concurso há dois meses. Depois disso, passou a cuidar mais da alimentação e ir à academia. “Fui a primeira candidata negra do miss Curitiba e venci o concurso. Isso significa muito”, conta. Ela lembra que até então poucas mulheres negras eram vistas no mercado da moda e dos concursos de beleza. Quando vistas, elas costumavam alisar os cabelos. “Pela primeira vez estamos tendo a chance de sermos nós mesmas”, diz.

Foto: Paulo Cibin.

Foto: Paulo Cibin.

Até mesmo como modelo já chegou a sofrer preconceito. “O estilista e o assistente riram durante uma prova de roupa ao falar do meu cabelo e depois me tiraram do trabalho”, conta. Com tantos contratempos, não se achava completamente bonita. Aos 11 anos alisou os cabelos pela primeira vez e só aos 16 começou a transição para que ele pudesse voltar ao natural. Agora, vai se preparar para o Miss Paraná, que acontece em abril do próximo ano.

8 recomendações para você

Deixe seu comentário