Comportamento

Adriano Justino

Por que essa geração de adolescentes não dá valor a nada? Piangers responde

Adriano Justino
25/09/2018 12:00
Thumbnail

O fácil aceso aos bens materiais é um dos motivos para a insatisfação, acredita Piangers. Foto: Bruno Gomiero/Unsplash.

Muito acesso a bens materiais e pouco não: essa é a receita ideal para criar crianças mimadas e que não conseguem valorizar o que tem; esse é o tema de debate deste “Pergunte ao Piangers”.
A leitura Joana escreveu ao especialista Marcos Piangers com um desabafo: fez uma super festa para a filha, em um local caro, com muita comida boa e direito a passeio de limusine e melhor vestido. “Ela só chorou e reclamou a festa toda”, disse. “Por que essa geração de filhos está sempre insatisfeita?”
Segundo Piangers, autor de livros “O Papai é Pop” e “O Poder do Eu te Amo”, esse comportamento tem algumas explicações: uma delas é a escassez pela qual as gerações anteriores passaram. “A gente não ganhava iogurte todo dia, nem podia ver tevê quando queria. Presente, só no aniversário. Tudo era muito caro. Hoje, com a economia mais desenvolvida e maior acesso, costumamos incorrer em um erro comum: dar tudo para o filho achando que é amor ou felicidade”.

Dizer não

Pianger acredita que o melhor caminho é não proporcionar aos filhos tudo o que querem. “Está se tornando comum ganhar muita coisa, se mal acostumou. Não tem como seu filho ser feliz se ele não der valor às coisas”.
Outra opção é incentivar trabalhos voluntários, para que o adolescente vivencie e conheça novas realidades.  “Filhos que ouvem só sim se dão muito mal na vida e nos relacionamentos. Se tornam mimados, impacientes. Não desejo isso para a sua filha”, salienta Piangers.
Tem alguma outra questão sobre família e paternidade? Escreva para: pergunteaopiangers@gazetadopovo.com.br.
Assista ao vídeo completo:
LEIA TAMBÉM: