Comportamento

Redação

Filhos e divórcio: o que fazer quando é preciso entrar na justiça para ter a guarda

Redação
17/07/2018 12:00
Thumbnail

Foto: Bigstock.

O leitor Alex está preocupado com o afastamento da filha após o divórcio — em questão enviada para a série “Pergunte ao Piangers” , o pai quer saber o que é necessário fazer quando é preciso entrar na justiça para conseguir participar da vida da criança.
Segundo Marcos Piangers, uma lei de 2014 (a 13.058) diz que, em caso de separação, o juiz deve procurar optar sempre pela guarda compartilhada, que é o sistema em que os pais se revezam durante todos os dias da semana. “E aí você vai poder estar três, quatro dias da semana com a sua filha. E isso significa dividir tudo”, explica.
Piangers lembra que muitas decisões jurídicas dão a guarda apenas para a mãe (com o pai podendo ver os filhos em dias específicos), por uma questão “histórica e cultural.” “Muitos pais não querem a guarda, querem mesmo se livrar. Sentem que são os provedores e que a guarda compartilhada pode atrapalhar a carreira”.

Orientação jurídica

Nesses casos, o melhor caminho, segundo Piangers, é procurar um advogado que trabalhe pela guarda compartilhada. “Mas a principal dica é recobrar o respeito e o relacionamento com a mãe. Reconhecendo humildemente seus defeitos. Lembre que o um dia você amou essa mulher e se esforce para fazer a pazes. O caminho do amor e do respeito é o melhor para resolver a questão”.
Tem uma dúvida sobre paternidade? Ela pode ser respondida nas próximas temporadas! Escreva para: pergunteaopiangers@gazetadopovo.com.br

Assista ao vídeo completo:

LEIA TAMBÉM: