• Carregando...
Para participantes, a troca de presentes é contagiosa. Foto: Bigstock
Para participantes, a troca de presentes é contagiosa. Foto: Bigstock| Foto:

Para dar um direcionamento nas ideias de presentes de amigo secreto, a sugestão do Viver Bem é que seja estipulado um tipo de objeto ou um tema em comum. Assim, fica mais fácil ser criativo e até gastar menos — a dica é que o grupo sempre estipule uma faixa de valor para o presente. Confira abaixo 9 ideias de amigo secreto temático para o fim de ano:

1 – Livros e filmes

Quem tem um grupo de amigos leitores ou cinéfilos pode fazer um amigo secreto com troca de filmes e livros, com ou sem regras. O recorte pode ser um gênero específico (poesia, biografia, ficção científica, livros de receitas para o amigo secreto literário) ou até mesmo um autor ou diretor preferido de todos.

Garimpar em sebos é uma maneira de encontrar um livro único e com preço em conta. Foto: Visual Hunt
Garimpar em sebos é uma maneira de encontrar um livro único e com preço em conta. Foto: Visual Hunt

A opção mais em conta seria combinar comprar os livros em sebo, onde é possível encontrar clássicos que não são mais editados até lançamentos de anos mais recentes com preço abaixo do praticado pela livraria. E em tempos de internet, o garimpo fica ainda mais fácil: sites como o Estante Virtual reúnem o catálogo de sebos do Brasil inteiro, com consulta por preço e cidade e a possibilidade de pedir por correio.

2 – Gastronômico

Todo mundo adora comer e beber bem. Restaria ao grupo definir que tipo de alimentos será o tema do amigo secreto: vinho, cerveja artesanal, chocolates, ingredientes exóticos? Há a possibilidade de preparar algo, como um pesto, geleia com frutas da estação ou um licor caseiro.

Dar um presente gastronômico é uma boa saída: fica ainda mais especial se você preparar algo, como um pesto. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Dar um presente gastronômico é uma boa saída: fica ainda mais especial se você preparar algo, como um pesto. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo| Gazeta do Povo

Vale investir no “pacote”: se a escolha for presentear com uma especiaria incomum, por exemplo, que tal selecionar uma receita e caprichar na embalagem?

3 – Conforto em casa (mas com estilo!)

Mesmo que sejam os presentes mais temidos pelas crianças por serem “sem graça”, é inegável que pijamas e chinelos precisam ser renovados de tempos em tempos. Para organizar é fácil: basta disponibilizar uma lista com o número que cada integrante veste e calça e preferências em cor ou modelagem. Afinal, a ideia é ter uma peça confortável para usar em casa, mas que esteja de acordo com o gosto da pessoa.

Pijamas, chinelos e até lingerie podem ser tema de amigo secreto. Foto: Divulgação
Pijamas, chinelos e até lingerie podem ser tema de amigo secreto. Foto: Divulgação

No caso de amigas próximas, dá até para fechar o tema em um tipo de lingerie e roupa íntima, como baby doll, robe, sutiã, bodies, calcinha e meia-calça.

>>> Garimpo Viver Bem: meias-calças de marca italiana a partir de R$ 14,90

4 – Tema de interesse do grupo

Adolescentes costumam ter ídolos ou serem fãs de seriados, livros e bandas — como a recente onda de K-pop. O bruxinho Harry Potter, por exemplo, é tema de camisetas e acessórios. O clássico Mickey, que completou 90 anos, estampa desde artigos de papelaria até biquínis.

Fone de ouvido do Mickey. Foto: Divulgação
Fone de ouvido do Mickey. Foto: Divulgação

Cada grupo saberá identificar o seu tema de interesse em comum e a partir daí, pesquisar presentes. Quem sabe, seja até algo “vintage”, como filmes em DVD?

5 – Experiências

Com um limite de valor mínimo e máximo e prestando atenção nos traços de personalidade e preferências do amigo secreto, é possível trocar presentes que sejam experiências: ingressos para cinema, museu, shows, espetáculos teatrais ou musicais, passeios ou até eventos como palestras e congressos são ótimas pedidas.

Um amigo secreto com troca de ingressos de experiências também vale. Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Um amigo secreto com troca de ingressos de experiências também vale. Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo| Gazeta do Povo

Uma diária em um spa ou pousada ou mesmo um jantar em restaurantes com experiências novas (como a cozinha molecular do Poco Tapas ou a cozinha autoral de Manu Buffara) também são opções. Para mais ideias, confira as dicas de passeios, eventos, museus em Curitiba e Paraná no Guia Gazeta do Povo.

6 – Cosméticos

Hidratante, loção, creme para mãos, maquiagem, produtos para cabelo. A lista de cosméticos é infinita! Dá para ser apenas uma lembrancinha, como um esmalte, ou escolher um tema diferente, como cosméticos naturais (é o caso dos shampoos sólidos).

Foto: Element5/Unsplash
Foto: Element5/Unsplash

As revistas de cosméticos com revenda, que circulam entre os escritórios, salões e entre grupos de amigos e conhecidos são bons pontos de partida para fechar um tema. Vale fazer uma lista de possíveis alergias ou produtos de preferência para evitar gafes e transtornos para o presenteado.

7 – Utensílios de cozinha

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo| Gazeta do Povo

Sempre há algum utensílio em falta ou que se soma à uma coleção: seja um abridor de garrafa bonito, um kit de jogo americano ou de porta-copos, infusor de chá, coqueteleira ou formas de bolo com formatos diferentes. Há também quem colecione canecas e goste de ganhar aventais, luvas térmicas e panos de prato com estampas divertidas.

8 – Algo feito à mão

Se a ideia é marcar a amizade entre o grupo, opte por algo simbólico: um cartão feito à mão ou uma carta são artigos raros hoje em dia e o valor desse tipo de presente está no tempo dedicado ao fazê-lo.

Fazer algo à mão, como uma peça de crochê ou um cartão, é uma maneira de ter um presente simbólico e único ao mesmo tempo.
Fazer algo à mão, como uma peça de crochê ou um cartão, é uma maneira de ter um presente simbólico e único ao mesmo tempo.

Diferentes habilidades de artesanato valem: desde a confecção do zero de um item de decoração ou vestuário ao preparo de guloseimas (como sugerido no item 2). Se você é do tipo dedo-verde, uma ideia é reutilizar um recipiente de vidro para fazer um terrário. O passo a passo está na HAUS.

9 – Plantas e artigos para jardinagem

E se o presente for vivo? Receber plantas de presente é uma experiência gratificante: ela se desenvolve, dá mudas, cresce (e, às vezes, morre por falta de água. Acontece!).

Presentear com plantas é outra ideia para amigo secreto temático. Você pode comprar pronto, plantar ou dar um kit para que seu amigo monte.
Presentear com plantas é outra ideia para amigo secreto temático. Você pode comprar pronto, plantar ou dar um kit para que seu amigo monte.

Se quiser ir além do vaso com a planta adulta, considere “desconstruir” o presente e montar um kit de jardinagem com um vaso ou cachepô estilosos, utensílios de jardinagem para pequenas áreas (como mini pás, para usar em vasos) e pacotes de sementes.

***

LEIA TAMBÉM

Assista no vídeo abaixo como fazer geleca caseira:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]