• Carregando...
Os vídeos novos do canal são publicados todas as quintas-feiras
(Foto: reprodução da página do 60+ no Facebook)
Os vídeos novos do canal são publicados todas as quintas-feiras (Foto: reprodução da página do 60+ no Facebook)| Foto:

Envelhecer não é ruim e o idoso pode fazer o que ele quiser. Foi com essa ideia que os alunos e ex-alunos de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, criaram o primeiro canal sobre e para idosos no Youtube, o 60+. No ar há pouco mais de um mês, os vídeos são entrevistas com idosos sobre novas tecnologias, o que fazer depois da aposentadoria, e muita nostalgia do passado.

O Viver Bem conversou com a equipe do 60+, formado pela Patrícia Bet, estudante do 4º ano de graduação em Gerontologia pela instituição, a Caroline Oliveira, gerontóloga, Ana Elisa Siena, engenheira de computação e o Thiago Orniz Martin, analista de desenvolvimento de sistemas, ambos trabalham na empresa Siena Idea. Confira!

Leia mais

Como falar com meu filho depois de uma tragédia ou acidente?

Selfies aumentam a procura por dentistas

Suco de laranja hidrata mais que água, segundo estudo

O que falam?

Ensinar o idoso a usar aplicativos e redes sociais, como Facebook e Instagram, era a ideia inicial do projeto do canal 60+. Embora as novas tecnologias estejam presentes nos vídeos, o foco é em um conteúdo dinâmico e totalmente voltado ao idoso. Através de relatos, os idosos contam como eram as rotinas do passado, quais são os seus planos para a aposentadoria e até mesmo sobre a prática esportiva na terceira idade.

“Nossos objetivos principais são introduzir o idoso no mundo digital e quebrar os estereótipos, principalmente de que o envelhecimento é algo ruim. Os vídeos tentam dizer que você, idoso, pode ser e fazer tudo o que quiser.” – Patrícia Bet.

A média, por vídeo, é de 350 visualizações e pelo retorno que o pessoal tem das redes sociais, o público está adorando – inclusive se colocando à disposição para as próximas gravações! “No começo era difícil conseguir idosos para os vídeos, pois eles ficavam com receio. Agora é mais fácil, e os espaços para idosos da nossa cidade têm nos apoiado”, explica Patrícia.

Além de São Carlos, o grupo fez gravações com idosos de Batatais, Araraquara e Brodowski, cidades da região de São Carlos.

Novos vídeos são adicionados todas as quintas-feiras!

App ou Youtuber?

Antes de pensarem em um canal no Youtube, a equipe pensou em desenvolver um aplicativo para cuidado de idosos, que estava sendo desenvolvido pela empresa Siena Idea. Para alimentar o aplicativo, surgiu a ideia do canal e das entrevistas. O app está disponível pela Playstore, sob o nome de Anni. Veja aqui!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]