Comportamento

Gazeta do Povo

Como os jovens estão usando o Insta para paquerar, de três modos simples

Gazeta do Povo
11/06/2019 18:05
Thumbnail

Fotos: Bigstock

Muito mais que um aplicativo de compartilhamento de fotos, o Instagram tem sido visto entre os jovens solteiros como uma alternativa para emplacar uma paquera.
Bem diferente de plataformas como o Tinder ou o Happn, que foram criadas especificamente para flertar, o Instagram é mais discreto. É que há várias formas de chamar atenção pelo aplicativo sem parecer desesperado.

O PRIMEIRO MODO

Uma maneira de chamar a atenção que muitos jovens estão utilizando para deixar claro o interesse em uma pessoa é curtir fotos antigas do pretendido. Diferentemente da chuva de likes que ela recebe com as fotos recém-postadas, um like em uma foto lá do final do perfil pode mostrar interesses além da amizade.  

Mas, sem dúvidas, a forma mais utilizada de flerte no Instagram é através das stories. A ferramenta, que existe no aplicativo há pouco mais de um ano, mostra fotos e vídeos em seu perfil apenas por 24 horas. Depois, as fotos desaparecem para os visitantes da página.

O SEGUNDO MODO

Ver as stories de alguém com frequência pode ser uma maneira de flertar, porque fica registrado que a foto foi vista e que “se está de olho”. Outro hábito é publicar uma foto para que apenas uma pessoa veja, mas “fingindo” que postou para todos os contatos. 

Há no Instagram uma maneira de omitir as stories de pessoas específicas, na hora de postá-las (nas configurações). Assim, se pode omitir a foto de toda a lista de contatos, exceto do alvo de interesse, que nunca vai saber que a foto é exclusiva para ele, mas vai ser impactado pelo conteúdo.

Isso acontece com frequência entre paqueras, com fotos e respostas que parecem ser para todos, mas são direcionadas. Atualmente o Instagram oferece também a ferramenta “Melhores Amigos”, em que suas stories aparecem só para pessoas selecionadas. 

O TERCEIRO MODO

Outra tática utilizada é postar uma story com algo que a outra pessoa gosta, seja um livro, série ou filme. E aí a ferramenta também é usada para puxar conversa: seja por DM (Direct Message, ou, em português, mensagem direta), que nada mais é que um chat privado, como resposta da story. 
Essas maneiras de flertar têm revolucionado a comunicação entre os solteiros. Não é mais só lançar um “olhar 43” para chamar atenção: a maneira com que se interage nas redes sociais também indica algo a mais.
LEIA TAMBÉM