Comportamento

Amanda Milléo

Janeiro está quase no fim: é hora de rever as metas de 2018

Amanda Milléo
28/01/2018 18:00
Thumbnail

Pense antes: consigo me deslocar até onde vou fazer o exercício? Tenho tempo para isso - e também um intervalo para comer, trocar de roupa e tomar banho? Foto: Bigstock.

Janeiro está terminando. Logo, o ano de 2018 caminhará rapidamente e, novamente, voltará a sensação de que tudo aquilo que foi planejado não será alcançado a tempo.
Para evitar mais um fim de ano melancólico, é melhor começar a trabalhar nas expectativas e rever as metas agora, antes do Carnaval.
Se o ano trouxe, até o momento, situações negativas que se sobrepõem às positivas, tente ver as mudanças de forma mais simpática. “Se eu tendo a trazer sempre os aspectos negativos, as dificuldades, a minha leitura do ano vai reproduzir a parte mais difícil do trajeto”, explica Raphaella Ropelato, psicóloga e coordenadora de Psicologia do hospital VITA, em Curitiba.
E, na verdade, sempre há pontos positivos a serem ressaltados.

“As frustrações, às vezes, surgem pela forma que estabelecemos nossos objetivos. Metas muito altas sem uma chance real de alcança-las? Estou me punindo por algo que não era realmente fácil”, reforça a psicóloga.

Para evitar a melancolia lá para a frente, a psicóloga Ana Paula Wilvert, do Trilhar Instituto de Luto, sugere não deixar de lado coisas que você julga importante que sejam realizadas agora. “Seja por procrastinar ou por não ter conseguido sustentar e levar adiante um projeto ou sonho, não deixe passar”, explica.
Ter sempre o olhar lá na frente também impede que a pessoa desfrute do agora. “Se você curte esse momento com a sua família, mesmo que seja um café da tarde com a sua avó, se você viver intensamente esse momento, você o aproveita”, diz Michele Maba, psicóloga clínica.
“Eu percebo cada vez mais as pessoas reclamando do tempo, de como tudo tem passado muito rápido. Eu sei que é um papo de elevador, mas isso acontece porque não estamos com a cabeça no presente. A maioria está sempre na esperança do que vai acontecer, do amor que vai chegar, da felicidade que vai acontecer”, reforça Michele.
Fique atento e busque ajuda
Identificada a sensação de melancolia, é hora de prestar atenção em si mesmo. Perceba por quanto tempo esse sentimento dura. “Se for algo temporário, tudo bem. Mas se passou o fim de ano, as férias e continuou assim, isso acende um alerta. Pode significar algo além da melancolia, pode ser um quadro depressivo”, explica Raphaella Ropelato, psicóloga.
Se precisar conversar, entre em contato com os canais do Centro de Valorização da Vida (CVV). Atualmente há diferentes formas de contato: telefone, e-mail, presencial ou mesmo via chat no site (www.cvv.org.br).
LEIA TAMBÉM