Comportamento

Vivian Faria, especial para a Gazeta do Povo

“João Cidadão” sobe aos palcos para ensinar jovens e adultos sobre cidadania

Vivian Faria, especial para a Gazeta do Povo
28/08/2017 10:00
Thumbnail

Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo | Hugo Harada

João Cidadão já foi um boneco de massinha, transformou-se em um personagem ilustrado e, a partir da próxima terça-feira (29), será um “menino de verdade” – pelo menos durante a sessão da peça “Um jeito simples de entender seus direitos”. O espetáculo ficará em cartaz no Teatro Guaíra até o dia 6 de setembro, com sessões fechadas para estudantes de escolas públicas e particulares. A estreia, no entanto, será aberta a toda a comunidade.
Adotado pelo Conselho Nacional do Ministério Público, o projeto sobe aos palcos com a mesma intenção que tinha quando foi criado, em 2010, nas páginas da Gazeta do Povo: conscientizar as pessoas sobre questões de cidadania. “Temos boas leis no país que não são conhecidas e não são usadas pelo cidadão”, explica o promotor de justiça e responsável pelo projeto Eduardo Cambi.
O espetáculo, encenado pela Cia. dos Palhaços e dirigido por Andrei Moscheto, é baseado na cartilha produzida pelo Ministério Público. “Decidimos por uma linha em que conseguíssemos contar a história desse personagem e abordar os conceitos de uma maneira descontraída, para não parecer uma aula. O João acaba passando por problemas comuns a todas as pessoas”, diz o diretor da peça Andrei Moscheto.
A descontração fica por conta dos palhaços Sarrafo, Tinoca e Wilson, interpretados por Felipe Ternes, Nathalia Luz e Eliezer Vander Brock. Sarrafo é quem assume o papel de João Cidadão, enquanto Tinoca e Wilson assumem todos os outros papéis necessários para contar a história de João. “Eles são palhaços incríveis e não têm limites. Eles conseguem habitar universos diferentes sem prejudicar a dramaturgia.
Primeiro a diversão, depois a reflexão
Com a peça o objetivo é fazer com que a discussão sobre direitos e deveres do cidadão seja ampliada, principalmente entre estudantes da 8º e 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio. “Jamais a gente alcançaria um público tão grande se não fosse por intermédio da arte. E esse público [jovens estudantes] é muito importante, pois as pesquisas mostram que, quando eles aprendem algo, eles levam para suas famílias, seus amigos”, diz o promotor.
A intenção, segundo Cambi, é que os temas apresentados na peça também sejam discutidos em sala de aula e gerem reflexão e ação. “Isso ajuda a romper com aquela ideia da apatia. O político está num lugar confortável e isso não muda se as pessoas não questionarem [as ações dele]”, diz.
Ainda assim o objetivo não é apenas que a sociedade fiscalize aqueles que estão no poder, mas também entenda que a corrupção é um desvio ético que acomete qualquer pessoa, não apenas políticos.
Ex-boneco de massinha
João Cidadão nasceu um boneco de massinha criado pelo ilustrador Gilberto Yamamoto e protagonizou uma revista ilustrada encartada com quatro edições da Gazeta do Povo em junho de 2010.
Foto: Gazeta do Povo
Foto: Gazeta do Povo
A ideia de colocar os direitos e deveres dos cidadãos em uma história com que as pessoas pudessem se identificar acabou recebendo o Prêmio AMB de Jornalismo na categoria impresso regional e sendo adotado pelo Ministério Público em uma campanha nacional.
A campanha fez com que João ganhasse o universo digital, explicando questões de cidadania nas redes sociais e em um site, e que sua história fosse transformada em uma cartilha distribuída nacionalmente em 2016.
Depois de subir aos palcos de Curitiba, a intenção é levar a peça a outras cidades do Paraná e desenvolver um projeto para que João também esteja presente no Youtube.
Serviço
“Um jeito simples de entender seus direitos”
Estreia aberta ao público
Terça-feira, 29 de agosto, às 20 horas
Grande auditório do Teatro Guaíra
Rua XV de Novembro, 971, Centro, Curitiba
Entrada livre, não é necessário apresentar ingresso
LEIA TAMBÉM