Comportamento

Camille Bropp Cardoso

Lista de famosos que agrediram mulheres vai além de Bill Cosby

Camille Bropp Cardoso
28/07/2015 16:06
Thumbnail
Além de Bill Cosby (centro), Sean Connery e Michael Fassbender estiveram envolvidos em relatos de violência. (Fotos: Bigstock)
Aos 78 anos, três Emmy e dois Globo de Ouro na estante, e influenciador de toda uma geração de comediantes, Bill Cosby é protagonista de um escândalo que o aponta como agressor sexual. Em 2005, o ator já havia assentido que, ao longo da sua carreira, usou de coquetéis com sedativos para poder fazer sexo com mulheres enquanto elas estivessem inconscientes — o que ele, até então, não considerava estupro.
Capa da New York Magazine. (Imagem: EFE/Reprodução)
Capa da New York Magazine. (Imagem: EFE/Reprodução)
E, segundo a revista New York Magazine lançada nesta segunda-feira (27), que trouxe reportagem com depoimentos de 35 mulheres que acusam Cosby, nada menos do que 46 mulheres afirmam ter sido vítimas do humorista, entre elas as modelos Janice Dickinson e Beverly Johnson, top models nos anos 1980.
A lista de homens famosos acusados de agredir e violentar mulheres, porém, vai bem além do humorista — apesar de muitas vezes fama e talento dos envolvidos sobrepor o que se fala deles. O Viver Bem reuniu casos descritos pelo site The Gloss, além de outros brasileiros.
Veja:
1) Jimmy Page
Fotos: Bigstock
Fotos: Bigstock
Nos anos 1970, o líder da banda Led Zeppelin “namorou” por três anos uma groupie que tinha 14 anos quando o conheceu, chamada Lori Maddox. O que pouco se fala é a forma com que o rock star abordou a menina — sequestrando-a. Ele fez parar a limousine em que estava e enviou o empresário Richard Cole para conversar com ela, segundo Cole contou em uma biografia lançada em 1992. “Jimmy me disse que vai ter você quer você queira ou não. Então não se mova, ou eu vou machucar você”, disse o empresário, enquanto forçava a garota para dentro do carro.
2) Michael Fassbender
O ator de 38 anos, conhecido como o Magneto da franquia de filmes X-Men, já foi levado à polícia por uma ex-namorada — a atriz Leasi Andrews — que afirma ter sido espancada por ele. Segundo o site TMZ, que expôs a denúncia em 2010, a mulher diz que ele a empurrou sobre uma cadeira, quebrou o nariz dela e a arrastou em volta do carro dele, fazendo com que torcesse um tornozelo e deslocasse o joelho. A briga teria começado na manhã seguinte a uma noite de bebedeira. Leasi queria obter na justiça uma medida restritiva contra Fassbender, mas acabou retirando as acusações um mês depois — nenhum dos dois nunca comentou o assunto publicamente.
3) Kadu Moliterno
Foto: Divulgação/TV Globo
Foto: Divulgação/TV Globo
De volta à tevê na recém-encerrada novela Alto Astral, o ator de 63 anos já foi acusado de agressão por duas companheiras, a última delas em 2014. Na época, a ex-namorada do ator, Brisa Ramos, afirmou ao UOL ter sido agredida três vezes por ele, que descreveu como “machista” e “ciumento”. Moliterno disse que estava sendo vítima de “chantagem”. Em 2006, a ex-mulher dele, Ingrid Saldanha, expôs na capa de uma revista semanal o rosto machucado pelo espancamento que sofreu. O ator comentou o assunto ainda no ano passado ao jornal Globo. Classificou o episódio como “um acidente” que o “prejudicou muito”.
4) Netinho de Paula
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
“Foi um momento de muita fúria, ela me deu e eu dei nela e foi uma bagunça que parou no jornal do outro dia”. Assim o cantor, que também é vereador na capital paulista, explicou em 2014 no Domingo Show, da Record, o episódio ocorrido nove anos antes, envolvendo a ex-mulher, Sandra Crunfli. Os dois discutiam por causa da separação de bens. O relato à polícia foi que, em 2005, o cantor tentou forçá-la a assinar um documento para oficializar a separação total de bens após o divórcio. Com a recusa da mulher, ele teria agredido o rosto dela a socos. Mais tarde, o cantor se desculpou e seu programa de tevê;  disse estar arrependido, admitiu que foi um “ato covarde” e pediu desculpas. Ele também foi acusado de agressão por uma comissária de bordo de um voo em que era passageiro, antes de 2005. Segundo Netinho, ele teria apenas “pegado no braço dela” para que ela o atendesse.
5) Sean Connery
Em uma entrevista à Playboy, em 1965, o ator admitiu já ter batido em mulheres, fato que para ele não tinha tanta importância. “Não acho que haja nada particularmente errado em bater em uma mulher, embora eu recomende não o fazer da mesma forma que se faria com um homem. Um tapa aberto é justificável se todas as alternativas falharam e houve alertas suficientes”, disse. “Se uma mulher age como uma vaca, ou está histérica, ou irritante continuamente, então eu faria. Acho que um homem deve estar à frente das mulheres”. Vinte anos depois, ele sustentou esse pensamento em entrevista ao programa de Barbara Walters. “Não mudei minha opinião”, disse. “Não acho tão ruim, acho que depende inteiramente das circunstâncias, se há merecimento. Se você tentou tudo antes — e mulheres são muito boas nisso — e elas não querem deixar quieto e têm que dar a última palavra, então você dá a última palavra a elas. Mas se elas não ficam satisfeitas mesmo assim e querem levar o assunto de forma provocativa… Então, acho absolutamente correto”.
6) Terry Richardson
O fotógrafo de 49 anos foi acusado por pelo menos quatro modelos de forçar situações sexuais durante sessões de fotos. Uma delas — Jamie Peck, fotografada por Richardson quando tinha 19 anos — disse que ele a fez dançar nua e pediu que ela fotografasse e mexesse no corpo dele. Há relatos ainda de atos sexuais feitos à revelia delas. Segundo as modelos, Richardson usa seu poder e nome para coagi-las a aceitar essas exigências. Em entrevista à New York Magazine em 2014, o fotógrafo afirmou que “obviamente” não queria que as modelos se sentissem coagidas, mas que, se elas aceitavam a situação, ele “não tinha nada a ver com isso”.
7) Dado Dolabella
O ator de 35 anos já foi acusado de agressão por duas mulheres. Em 2008, ele foi gravado pela câmera de segurança de uma boate empurrando a então namorada, Luana Piovani, que levou o caso à polícia. Ele afirma que “houve agressão dos dois lados”. Na ocasião, uma camareira de teatro, amiga de Luana, também foi empurrada e teve de enfaixar os braços. Em 2010, foi a vez de Viviane Sarahyba, que tem um filho com o ator, acusá-lo de agressão. Dado foi inocentado em 2012, depois que a Justiça aceitou o argumento de que ele teria apenas segurado o braço da ex-mulher para impedi-la de tirar o filho dos dois da casa dele.
8) Sean Penn
Fotos; Bigstock.
Fotos; Bigstock.
O ator foi preso e fichado na polícia em 1987 por bater na sua então mulher, a diva Madonna, com um taco de baseball — mas acabou passando 33 dias na cadeia por agredir um fotógrafo. Hoje com 54 anos, Penn se separou recentemente de atriz Charlize Theron, depois de passarem férias juntos na Europa.