Comportamento

Amanda Milléo

Sem resposta da Netflix, mãe recebe ajuda de desconhecido para acalmar filho autista

Amanda Milléo
07/01/2019 16:36
Thumbnail

Mãe recebe ajuda pela internet para filho com autismo rever "Procurando Nemo" no Netflix (Foto: Divulgação)

No começo desse 2019, a confeiteira Fernanda Torres Kotona enfrentou um problema que, para ela, parecia ser quase sem solução. O sistema de streaming Netflix tirou do catálogo o filme favorito de seu filho, Miguel Torres, de seis anos, “Procurando Nemo”.
O menino, diagnosticado com autismo desde os dois anos, assiste ao filme cinco vezes por dia e estava acostumado a ele mesmo buscar pelo título e apertar o play. A ajuda, porém, veio mais rápida do que Fernanda previu e de um completo desconhecido pela internet.
Ao marcar o perfil da Netflix e da Disney em uma postagem no Facebook no último fim de semana, onde pedia pela volta do filme e explicava a situação do filho, Fernanda, de 30 anos de Sorocaba (SP), foi surpreendida pelas respostas, em especial a do Rodrigo Lima, service desk de Carapicuíba (SP). O jovem colocou os seus serviços à disposição e explicou à mãe o que poderia fazer:

“Que tal gravar um DVD com o filme do Nemo e criar um menu personalizado para dar play no filme com a cara do site da Netflix? Acho que seria possível, posso tentar criar”, comentou o rapaz na postagem.

“Foi muito lindo [o que o Rodrigo fez], porque é muito difícil as pessoas se sensibilizarem e entenderem a situação do Miguel. As pessoas me disseram para comprar o DVD, baixar o filme da internet, mas não é tão simples porque é o padrão que ele está acostumado. Ele chorava, reclamava, queria que eu colocasse para ele, e não tinha o que fazer. Aí apareceu o Rodrigo, que recriou o menu. Foi bem legal mesmo”, relata Fernanda, em entrevista ao Viver Bem por telefone.
A impressão que a mãe teve, conforme relatou, foi que aquela atitude não significou um grande trabalho para Rodrigo, mas para ela representou a solução que ela precisava.

“É raro alguém se identificar com a causa e se sensibilizar para fazer algo. Muita gente criticou, achou que eu estava mimando meu filho, mas é o padrão dele. O mundo está tão vazio de atitudes bonitas, vira uma comoção mesmo quando alguém se dedica assim”, conta Fernanda, que lembra ainda das pessoas que ofereceram doar o boneco de pelúcia do Nemo ou o DVD do filme. 

Fernanda Torres Kotona, com filho Miguel, por quem ela buscou ajuda na internet para que o filme Procurando Nemo   fosse retomado ao catálogo da Netflix (Foto: Arquivo pessoal / divulgação)
Fernanda Torres Kotona, com filho Miguel, por quem ela buscou ajuda na internet para que o filme Procurando Nemo fosse retomado ao catálogo da Netflix (Foto: Arquivo pessoal / divulgação)

Final feliz

Miguel ainda não conseguiu assistir ao filme do Nemo da forma como gosta porque o link, embora tenha sido enviado de Rodrigo para Fernanda, e baixado por ela, ainda não foi gravado em um DVD. Mas, assim que o DVD estiver pronto, a mãe comentou que vai gravar a reação do filho e compartilhar com quem acompanhou a história nos últimos dias.

“Para algumas pessoas parece uma atitude simples, mas para mim teve um significado enorme. Eu torço para que o Rodrigo seja abençoado com alguma coisa muito boa, ele merece”, elogia Fernanda. 

LEIA TAMBÉM: