Comportamento

Marina Mori

Com apenas três anos, menino paranaense sabe tudo da Copa do Mundo 2018

Marina Mori
26/06/2018 19:53
Thumbnail

Aos 3 anos, menino aprendeu sobre todas as seleções e acha que a Bélgica será campeã. Foto: Arquivo Pessoal

Aos três anos de idade, Murilo Caciatore já ganhou uma fama de fazer inveja a muitos apaixonados por futebol. Em sua primeira Copa do Mundo, o menino sabe mais sobre as 32 seleções do que muita gente que acompanha o mundial há décadas. Ele nem hesita. Basta perguntar quais jogadores brasileiros estão disputando pelo hexa na Rússia que o piá desanda a falar. É praticamente uma enciclopédia da Copa.
“Ele sabe de cor os nomes e os números de cada jogador e também a posição deles em campo”, conta a fisioterapeuta Paula Caciatore Hendler, mãe de Murilo. Mas o conhecimento do garoto de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, não se restringe apenas ao time do Brasil.
Murilo tem na ponta da língua os jogadores de todas as seleções do mundial e descreve, bate-pronto, a sequência de cada um dos grupos a partir do álbum de figurinhas da Copa. “Ele impressiona a gente o tempo todo. Quando terminou a primeira rodada dos jogos, ele sabia o placar de cada um e até quem tinha feito gol”, diz Paula.

Memória impecável

A mãe de Murilo percebeu que o garoto tinha uma memória afiada na metade do ano passado, quando ele precisou passar por uma cirurgia de retirada das amígdalas. Para se recuperar do procedimento, teve que ficar longe de seu brinquedo favorito, a bola de futebol.
Paula comprou um tapete de E.V.A com as letras do alfabeto e começou a interagir com o filho despretensiosamente. “Da noite para o dia, ele aprendeu a ordem exata das letras. Eu fiquei impressionada“, relembra.
A partir daí, os pais passaram a estimular o filho com brincadeiras educativas. Além do futebol, ele acompanha e sabe, na ponta da língua, o nome de vários jogadores de basquete. Até mesmo a diretora da escola que Murilo frequenta fala sobre o desenvolvimento do garoto. “Ela sugeriu que a gente fizesse um teste, porque ele já sabe até ler e escreve um pouco”, conta Paula.
Graças ao álbum da Copa, o menino também aprendeu a contar até mil. “Antes, ele só sabia falar números de dois dígitos. Agora ele olha para a figurinha e já diz qual é o número dela”, diz a mãe.

Palpite

Segundo Murilo, o grande vencedor da Copa do Mundo será a Bélgica, embora ele não tire mais do corpo a camisa 10, de Neymar. “Meu marido conta quais times estão fortes” e ele está falando da Bélgica há um tempinho.
Mas o pequeno paranaense é otimista a respeito do jogo de amanhã, quando Brasil enfrentará a Sérvia.
Veja qual é seu palpite do placar:
LEIA TAMBÉM