• Carregando...
O método promete exercitar o autocontrole nos adultos. Foto: Bigstock
O método promete exercitar o autocontrole nos adultos. Foto: Bigstock| Foto:

É comum que os pais sintam culpa ao exagerar na bronca com os filhos. Quando a repreensão envolve gritos e rispidez por motivos pequenos, a sensação de arrependimento é ainda maior. A blogueira norte-americana Kelly Holmes decidiu que não era justo descontar nas filhas suas crises de estresse e, por isso, aplicou um método inusitado para exercitar seu autocontrole: durante alguns meses, ela utilizou cinco elásticos no pulso e ficou impressionada com o efeito positivo que técnica teve no seu relacionamento com as crianças.

Ela explicou o funcionamento do método :

– Assim que as crianças acordarem, a mãe deve colocar os cinco elásticos em um dos pulsos. Segundo Kelly, é importante que este passo seja feito todos os dias em vez de apenas deixá-los nos braços o tempo todo. A ideia é habituar o cérebro e lembrar diariamente o motivo pelo qual você os usa. Por isso, o ideal é utilizar os elásticos apenas na presença das crianças e retirá-los quando estiver trabalhando fora ou quando os filhos estiverem na escola.

– Ao se perceber brigando com a criança, é preciso transferir um elástico para o outro pulso. A meta é terminar o dia com os cinco na disposição original.

– Para “recuperar” um elástico novamente, a mãe precisa ter pelo menos cinco atitudes positivas para se reconciliar com a criança. Leitura em conjunto, abraços carinhosos e passeios ao ar livre são algumas das opções.

Foto: Divulgação Facebook / Shauna Harvey
Foto: Divulgação Facebook / Shauna Harvey

Segundo a blogueira, o método funcionou perfeitamente bem e, mesmo quando ela perde a paciência de vez em quando, a situação não sai de controle como antes.

O melhor de tudo é que a tática não apenas incentivou seu próprio auto-controle, mas o modo como a filha agora interage com ela, reagindo positivamente todas as vezes em que Kelly solicita alguma tarefa, como guardar os brinquedos.

Será que funciona?

Para a psicanalista Laurema Suckow de Castro, a tática pode ter se mostrado efetiva, mas não há garantia de que funcione sempre e com todas as mães. “Para algumas pessoas, pode dar certo por um determinado tempo. Além disso, é preciso entender de onde vem essa irritabilidade com os filhos, porque muitas vezes a causa está na própria pessoa”, explica.

Caso a mãe não consiga terminar o dia com os cinco elásticos no mesmo pulso, os efeitos do método podem causar frustração. “Como será que ela reagirá por não atingir a meta? A frustração pode provocar mais irritabilidade ainda ao longo do tempo”, alerta Laurema.

LEIA TAMBÉM

Mãe deixa filha ser picada por cobra para “ensinar”; quais os limites da educação?

Geração de crianças que não se exercita precisa de atitude firme dos pais

Pai cria técnica que faz bebê parar de chorar em 10 segundos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]