Festival bom gourmet

Comportamento

MEU BEBÊ: A Isa precisa de um coração

Amanda Milléo
10/02/2016 15:16
Thumbnail

(Foto: Arquivo Pessoal)

Quis o destino que a pequena Isabella, hoje com quase seis meses, desse tanta preocupação quanto alegrias aos pais de primeira viagem, Paula e Daniel. Além de nascer um pouquinho antes do tempo, em algum lugar entre a maternidade, o consultório do pediatra e a sua casa, a pequena Isa entrou em contato com o citomegalovírus. Se fosse um tanto mais velha, Isa não teria mais que um mal-estar, mas por ter poucos meses, o seu coraçãozinho cresceu tanto que ela precisa de um novo.
Isa é uma menina manhosa, demorou até pegar gosto pelo leite e ganhar peso. A mãe passava óleo de canola na mamadeira para que a pequena engordasse. Quando chorava, em alguns momentos parecia ficar sem fôlego e respirava com dificuldade. Mas, foi na noite de domingo do dia 1º de novembro do ano passado que os pais se deram conta de onde vinham os sinais que a filha dava.
Para ter uma noite de sono tranquila, eles prepararam um banho de ofurô para a menina. Deixaram o ambiente aquecido e a água a 39°C. Isabella, porém, chorou tanto que ficou roxa e seus pequenos olhos reviraram. Os pais entraram em desespero, correram ao Hospital Pequeno Príncipe. Dois dias depois, a Isa foi internada na UTI, onde está até o momento.
Miocardiopatia dilatada é um nome bastante médico que explica o coração da pequena. A estimativa relatada na literatura médica é de que 30% das crianças com essa condição se recuperam bem. Paula, que é farmacêutica-bioquímica, e Daniel, analista de sistemas, permanecem firmes no lado positivo, enquanto vivem um dia de cada vez.
Na última sexta-feira (29 de janeiro), a Isabella entrou na lista para transplantes e encontrar um coração novo para a filha, além de conscientizar todos que puderem sobre a importância da doação de órgãos, tornou-se uma meta aos pais.
“Ela adora que cantem para ela, é muito risonha. Vendo agora entubada, com um cateter central na jugular, um tubo na boquinha que vai até os brônquios para que consiga respirar, uma sonda nasoenteral para se alimentar, um cateter no abdome, que foi aberto para fazer a diálise, com sonda e drenos para controlar a diurese, sedada e inchada é muito difícil e doloroso. Estamos vivendo um dia após o outro, literalmente, enquanto esperamos que ela aguente até que o coração novo chegue”, relata Paula.
Doação de órgãos
Devido a uma piora no quadro clínico da Isa na última semana, nesta quinta-feira (11 de fevereiro), os pais, amigos e familiares da Isabella estarão em frente ao Hospital Pequeno Príncipe, na rua Silva Jardim, entregando panfletos pela conscientização da doação de órgãos. Quem quiser participar, a manifestação será ao meio dia.