Comportamento

Guilherme Grandi

MON terá brincadeiras lúdicas para pais e filhos neste final de semana

Guilherme Grandi
12/07/2018 16:57
Thumbnail
Neste sábado (14), o Museu Oscar Niemeyer abre o vão livre para o Sábado do Brincar, um evento que convida pais e filhos a se divertirem juntos por algumas horas.
São diversas atividades e oficinas que incentivam as crianças a brincarem de forma coletiva fazendo brinquedos com materiais recicláveis, produção de peças de roupas para bebês, bordado, costura e bonecos com grãos, entre outros. Também serão realizadas roda de conversa e contação de histórias.
Além disso, as crianças serão incentivadas a praticarem exercícios físicos com o coletivo Bicimáquinas. É uma espécie de bicicleta com liquidificador em que os pequenos precisam pedalar para prepararem sucos naturais na hora.
Esta é a segunda vez que o MON abre o vão livre para o Sábado de Brincar. Na primeira vez, em maio, mais de 500 pessoas participaram do evento.
Ainda no sábado (14), às 16h, o teatro do museu terá a encenação da peça infantil “Madame Virgulina”, da trupe Trip Circo. Os ingressos custam R$ 20 (meia disponível).
Serviço:
Sábado de Brincar
Sábado (14), das 10h às 13h, no Museu Oscar Niemeyer
Rua Mal. Hermes, 999, Centro Cívico.
Entrada gratuita.
Veja mais 11 eventos para você curtir em Curitiba neste final de semana:

Bem estar

Diferentes grupos de yoga se reúnem nos parques de Curitiba todos os finais de semana. Foto: VisualHunt.
Diferentes grupos de yoga se reúnem nos parques de Curitiba todos os finais de semana. Foto: VisualHunt.
Três parques da capital recebem atividades de meditação e relaxamento gratuitas no sábado (14) e no domingo (15):
Jardim Botânico – o aulão de Shaiva Yoga ensina uma das diferentes versões do método de meditação da cultura indiana. Será no sábado (14), das 10h às 12h, na Rua Ostoja Roguski, s/n.
Bosque do Papa – também no sábado (14), a instrutora Melissa R. Crepaldi faz um aulão de yoga no meio do bosque em contato total com a natureza. A sessão começa com uma caminhada pela trilha até o local onde será realizada a meditação. Das 11h às 14h na Rua Deputado Mario de Barros com Euclides Bandeira, s/n, Centro Cívico.
Parque Barigui – já no domingo (15), o tradicional aulão de tai chi chuan vai ensinar as técnicas de auto conhecimento atreladas à milenar arte marcial chinesa. Das 10h às 11h30 no arvoredo entre o Salão de Atos e o Bar do Deck.

Pets

O aulão de adestramento deste sábado vai ensinar os tutores a controlarem a ansiedade de seus cães. Foto: Unsplash.
O aulão de adestramento deste sábado vai ensinar os tutores a controlarem a ansiedade de seus cães. Foto: Unsplash.
No sábado (14), o adestrador Rafael Wineski vai ministrar um aulão de adestramento sobre como controlar a ansiedade e o estresse do seu cão de estimação. É das 10h às 11h no Hiperzoo (Rua Des. Westphalen, 3448, Parolin), e a participação é gratuita mediante a compra de algum produto no petshop.
No mesmo dia, três feiras de adoção serão realizadas em Curitiba. Veja a mais perto de você e [quem sabe] conheça o seu novo bichinho de estimação:
Seminário – o Instituto Aumigão realiza uma feira de adoção de cães filhotes e adultos resgatados em situação de vulnerabilidade. A ação também servirá para arrecadar roupinhas e cobertores para os animais que continuam abrigados pela entidade. Das 10h às 17h na Casa do Produtor, na Av. Nossa Senhora da Aparecida, 661.
Campina do Siqueira – já a Cobasi em frente ao Parque Barigui faz uma feira de adoção de cães e gatos em busca de um novo lar. Das 11h às 17h na Rua General Mario Tourinho, 2425.
Linha Verde – a ONG Fica Comigo também faz a sua feirinha de adoção de cães filhotes e adultos, das 10h às 17h na Av. Sen. Salgado Filho, 570, Prado Velho.

Vem dançar

A roda de danças circulares resgata passos folclóricos mesclados com meditação. Foto: divulgação.
A roda de danças circulares resgata passos folclóricos mesclados com meditação. Foto: divulgação.
O projeto Dança nos Parques realiza um aulão que mistura temas folclóricos com auto conhecimento. É a “Obra Prima”, como os instrutores estão chamando esta sessão da aula. Será no sábado (14), às 10h, no coreto do Parque Barigui (atrás do Salão de Atos). A participação é gratuita.
E no domingo (15), diversos grupos de danças circulares vão se encontrar na Praça Oswaldo Cruz. São ritmos com temas folclóricos para quem quer aprender mais sobre outras culturas. Das 9h às 11h30 na Rua Brigadeiro Franco, 2335, Batel, e a participação também é gratuita.

Viagens

O jornalista passou três meses em uma imersão na cultura dos países do extremo oriente da Ásia. Foto: Ike Weber/acervo pessoal
O jornalista passou três meses em uma imersão na cultura dos países do extremo oriente da Ásia. Foto: Ike Weber/acervo pessoal
O jornalista e mochileiro Ike Weber faz uma palestra com bate-papo sobre a Coreia do Norte, um dos países mais fechados do mundo. Ele esteve por lá no ano passado e vai contar um relato poético e crítico de como é a vida e a cultura sob a ditadura de Kim Jogn-Um.
Será no sábado (14), a partir das 15h, no Centro Ásia (Rua Mal. Deodoro, 1418, Alto da XV). A entrada custa R$ 20.
E que tal aproveitar o domingo (15) fazendo um passeio campestre? A poucos quilômetros de Curitiba está o Caminho do Vinho, um roteiro por vinícolas, restaurantes e cafés coloniais italianos em São José dos Pinhais.
Os descendentes dos primeiros colonos europeus abrem suas casas e chácaras para receber turistas todos os finais de semana, além de lagos para pescaria, bosques para descanso, entre outras opções. É possível percorrer os locais através da Linha Turismo, com saída às 11h15 (veja informações de ingressos e reservas).
LEIA TAMBÉM: