Comportamento

Raquel Derevecki

Morador de rua pede uma lâmina de barbear e ganha transformação: “o importante é ajudar”

Raquel Derevecki
07/02/2019 11:12
Thumbnail

Depois de pedir uma gilete, o homem ganhou a transformação completa na barbearia. Foto: Alexandre Brehmer

Fotos do “antes e depois” de um homem em situação de rua em Araucária, na Região Metropolitana Curitiba, emocionaram usuários das redes sociais esta semana. Na manhã da última terça-feira (5), ele pediu uma gilete aos funcionários de uma barbearia na tentativa de se arrumar para uma entrevista de emprego. O pedido chamou a atenção dos barbeiros e o visitante só deixou o estabelecimento depois de cortar o cabelo, fazer a barba, aparar as sobrancelhas e receber auxílio financeiro para as passagens de ônibus e lanche.
O barbeiro Alexandre Brehmer, de 29 anos, foi um dos responsáveis pela transformação. Segundo ele, o morador de rua se apresentou como Sandro e foi levado até o salão pela mãe de um colega de trabalho.

“Ele estava pedindo apenas uma gilete porque queria se preparar para uma entrevista de emprego, mas sabíamos que precisava de mais. O cabelo dele estava bem grande e a barba também tinha que ser aparada”, relata Brehmer.

Segundo ele, o homem chegou ao estabelecimento por volta das 9h e realizaria a entrevista em uma empresa de Curitiba às 13h para a vaga de zelador. “Então, deixamos ele pronto do pescoço para cima em uma hora e meia. Para arrumar o restante, ele disse que tomaria banho e trocaria de roupa em um posto de combustíveis antes de sair”.
A comerciante Sandra Solda, que levou o morador de rua até o estabelecimento, no Centro da cidade, ficou impressionada com a mudança. “Parecia outra pessoa, de verdade”, afirmou. De acordo com ela, o homem estava pedindo alimento em uma padaria no início da manhã e situação a comoveu. “Ele estava bem sujo e aguardava a atendente trazer uma sacola com pão e mortadela. Aí foi comer quietinho encostado na beira do muro”, relata. Quando Sandra entrou no carro, o morador de rua se aproximou da janela e fez um pedido.

“Ele disse que precisava de uma Prestobarba porque faria uma entrevista de emprego e não podia perder aquela oportunidade. Decidi ajudá-lo, coloquei ele no meu carro e levei até a Bávaro’s Barbearia, que é  do meu filho”.

Durante o trajeto de aproximadamente 10 minutos, o homem contou que havia sofrido um acidente de carro com a família. “Aparentemente, a esposa e os filhos teriam morrido na colisão e o sogro o culpou pelas mortes. Não entrou em detalhes e nem disse quando o fato ocorreu, mas aquilo teria feito com que fosse morar na rua”, comenta Sandra.
Segundo ela, não é possível saber se a história relatada pelo homem é verdadeira e se ele realmente fez a entrevista para a vaga de zelador, mas ela torce para que a história do Sandro seja diferente a partir de agora.
Além disso, os rapazes da barbearia acreditam que ele retornará à barbearia. “Ele disse que voltaria nos contar como foi a entrevista, mas o importante mesmo é ajudar, algo que sempre fazemos por aqui e nos alegra”, garante o barbeiro Brehmer.
LEIA MAIS