Comportamento

Katia Michelle

Não tem o que falar? “Assuntos para conversar” lidera busca do Google

Katia Michelle
17/01/2017 09:00
Thumbnail

Sem assunto para conversar pessoal e profissionalmente, pessoas de diferentes idades buscam ajuda no mundo virtual. Foto: Bigstock

O comentário sobre o clima é clássico e muda conforme a estação.  Parece, porém, que muita gente quer fugir do tradicional “está calor, hein!” e afins para engatar uma conversa. O mês ainda não acabou e a frase “assuntos para conversar” lidera a busca no Google. São 15 mil procuras pelo tema, mas o resultado impressiona ainda mais: quase 600 mil textos aparecem na busca.
E por que as pessoas precisam dessa “forcinha virtual” para puxar assunto ou manter uma conversa, seja pessoal ou profissional? Para a coach Elenice Brusque, as pessoas estão muito “fechadas” e precisam abrir mais o leque. “Não tem como ficar focada só em um tema, em uma área pessoal ou profissional. Para conversar é preciso ter curiosidade intelectual, ouvir o outro e estar aberto para falar sobre assuntos diferentes, não só sobre aquele em que ela é especializada”, ensina.
A coach explica que não é só a relação interpessoal que deve ser levada em conta, mas também a relação com si mesmo.  “Todo mundo deve ampliar a sua visão de mundo. Se interessar por coisas diferentes e ampliar o repertório para conversa”. Essa questão, no entanto, não é hermética e nem pode ser encontrada em um site de busca. A iniciativa deve fazer parte da vida pessoa.
“Uma comunicação mais rica deixa a pessoa mais agradável”, ressalta a profissional. Mas essa comunicação não se conquista apenas em um local e tampouco tem uma regra formal que pode ser seguida. Conversar se “aprende” ao se permitir viver uma vida interessante, assim os assuntos podem fluir naturalmente.
“É preciso saber ouvir também e perguntar. As pessoas precisam ser mais curiosas”, indica Elenice. Sair da zona de conforto, ou seja, dos temas que as pessoas estão sempre acostumadas a falar, também é uma dica importante. Se você também está procurando “assuntos para conversar”, veja essa e outras dicas da coach pessoal e profissional:
1 – Se você gosta de filmes de aventura, que bom! Esse já é um assunto, mas tente também ver outros gêneros. Quando você assiste um filme diferente do que está acostumado, as chances de ampliar a conversa aumentam.
2 – Ouça mais. Ouça o que a pessoa tem a falar e busque no seu próprio repertório experiências semelhantes. Procure conhecer pessoas diferentes, de diferentes faixa-etárias, níveis sociais e intelectuais. Aprender com o outro é sempre bom.
3 –  Observe. Observe o que está a sua volta. Caminhe, olhe a arquitetura, as pessoas, a cultura de onde você vive. Falar sobre suas próprias experiências e sua visão de mundo mostra quem você é realmente.
4 – Especializar-se é bom, mas abrir o leque é ainda melhor. Não seja aquele tipo de pessoa que sabe tudo sobre um assunto só. Tente se interessar por temas diferentes e conhecer outros pontos de vista.
5 – Não tenha foco só no resultado. O que você quer com essa conversa? Fazer networking ou paquerar? Seja generoso e não tenha nenhum tipo de interesse.