Comportamento

Da redação

No Dia da Saudade, relembre 8 brincadeiras de infância para fazer com os filhos

Da redação
30/01/2017 14:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Saudade tem data certa pra comemorar? No Brasil é no dia 30 de janeiro. Vale relembrar coisas boas nesse dia especial como brincadeiras de infância. Amarelinha, três (ou cinco) Marias, dança das cadeiras, pega-pega e esconde-esconde são algumas das brincadeiras mais conhecidas, mas nem sempre brincadas por pais e filhos na rotina diária. Aproveite o restinho das férias das crianças e apresente-os à seleção nostalgia do Viver Bem:
Leia mais
Pular amarelinha. Fácil de fazer, desenhe a amarelinha com giz ou mesmo uma fita adesiva colorida. A criança vai ao início do diagrama e de lá atira a pedrinha no número 1. Sem colocar os pés nessa casa, ela atravessa o diagrama pulando com dois pés ou em um pé só, dependendo do formato da casa. Ao chegar no fim do diagrama, faz o percurso oposto, voltando para pegar a pedra – sem pisar na casa onde a pedrinha está. Não pode pisar ou jogar a pedra na risca, nem atirá-la para fora do diagrama, pois perde a vez.
Cinco (ou três) Marias. Com três ou cinco saquinhos de areia, ou pedrinhas, a brincadeira consiste em jogar cada saquinho para cima, pegar um dos que estão no chão, e pegar novamente o que está no ar sem deixá-lo cair.
Dança das cadeiras. Monte um círculo de cadeiras com a parte do assento voltada para fora. As cadeiras devem ser sempre em número menor do que o de participantes. As crianças caminham em torno das cadeiras, ao som de uma música. Quando a música parar, todos devem tentar se sentar em uma das cadeiras. Como há menos cadeiras do que participantes, alguém vai ficar em pé e será eliminado da rodada. A cada rodada retira-se uma cadeira e repete-se o mesmo processo sucessivamente, até ter dois participantes e uma cadeira. O que conseguir sentar nesta cadeira, vence.
Estátua. Todos os jogadores fazem um círculo. Um deles é o mestre que controlará o som do rádio. Quando o mestre diminuir o volume, diz “estátua”! Os jogadores, então, devem ficar em posição de estátua, sem se mexer e o mestre vai tentar fazer caretas e brincadeiras para ver quem se mexe primeiro. Não vale fazer cócegas. Quem se mexer ou rir sai da brincadeira e espera até que sobre somente um para reiniciar. Quem resistir às caretas será declarado o vencedor e assume a posição de mestre.
Explorar o jardim. Leve os filhos para um dia no jardim, para regar plantas, retirar folhas e flores secas ou, ainda, fazer comidinhas com barro, com água e argila. Ou ainda faça uma hortinha ou plante feijão em casa mesmo.
Guerra de água. Aproveita o calor do verão e coloque água em bexigas. Jogue as bexigas uns nos outros para que estourem. Faça barquinhos de papel em uma piscina ou bacia. Futebol de sabão diverte: disputado em uma lona grande com água e sabão.
Jogos de mãos. Brincadeiras que têm o bater de mãos como o principal desafio. Geralmente, seguem o ritmo de versos que são ditos ou cantados pelas crianças. Entre esse tipo estão china-lá, Popeye e adoleta.
Pega-pegas. Ganha quem pegar os outros, ou quem não for alcançado: vale mãe cola, balança caixão, polícia e ladrão e mãe polenta (quem pega a pergunta “Onde foi parar a polenta?” tem que pegar os outros, que fogem imediatamente colocando a culpa no gato).