Comportamento

Katia

O ano só começa depois do carnaval? Saiba como driblar a procrastinação

Katia
06/03/2019 11:32
Thumbnail

Se você estava só esperando o carnaval passar para colocar os projetos em dia, passou da hora de começar. Foto: Bigstock

“Não é por acaso que todos temos a sensação de que o ano só começa depois do carnaval. O período pode até mudar, mas quase sempre o feriado da folia coincide com férias escolares, recesso político e uma sensação de que janeiro e fevereiro são meses praticamente “parados”.  em 2019 até o comecinho de março “ficou pra trás”. Perfeito para dar desculpas para adiar o inevitável: trabalho, estudo e muitas coisas para colocar em dia. O nome disso é procrastinação, ou é o ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois.
Ficar esperando o “carnaval passar”, no entanto, pode não ser a melhor estratégia para quem quer colocar a vida nos trilhos. E mesmo que seja uma questão cultural – na maior parte do país, muitos serviços não funcionam durante o controverso feriado – é preciso manter o foco mesmo durante o recesso. E  principalmente depois.

“Algumas pessoas também precisam de artifícios para começar o que realmente importa e usam o carnaval como desculpa para adiar seus compromissos”, diz a psicanalista Juliane Kravetz.

>> Técnica de organização promete fazer o dia render mais que 24 horas
Ela salienta que é importante buscar o equilíbrio e não deixar que nada atrapalhe o início do que é preciso fazer, seja focar no trabalho, nos estudos, arrumar a casa, começar uma dieta, um novo projeto ou mesmo dar continuidade aos que já estão na planilha. “Tem gente que gosta muito o carnaval e não faz mais nada enquanto o feriado não termina. Já outra pessoas, não gostam e reclamam que nada acontece nessa época, mas também não fazem nada para mudar. Não dá para viver uma vida de excessos nem de restrição. É preciso equilíbrio”, ressalta Juliane.
O problema é lidar com muitos serviços parados que podem barrar o desejo e a necessidade de agir. Bancos em recesso, serviços de utilidade pública e o próprio comércio que pode ou não abrir, dependendo da decisão das empresas. É preciso ser firme para não deixar-se contaminar com o recesso e parar a própria vida. E no retorno do feriado, foco!  Nada de dar aquela esticadinha na semana, que teoricamente começaria apenas na quarta-feira de cinzas, após o almoço.

Não dá para esperar o momento perfeito

Para a coach de realização profissional Juliana Paes Garcia, não dá para esperar o momento perfeito para começar uma mudança ou retomar a rotina. “Se você sempre esperar o momento perfeito, o carnaval passar, o ano começar, a economia melhorar, estará terceirizando a chance de felicidade a fatores externos a você”, enfatiza.
Juliana reforça que não existe “momento ideal” par dar um passo na direção do que se quer. Independente do carnaval ou de qualquer feriado.

“Você é o responsável para construir a realidade que quer para si. Quando você se conscientiza disso, não dá vontade de esperar mais nenhum dia passar”. Nem o carnaval. Então arregace as mangas, que agora é hora”.

Veja algumas dicas que podem dão uma ajudinha na hora de driblar a procrastinação:

Espalhe recados pela casa

Nada como lembretes diários dos objetivos que você quer atingir. Cole notas pelas paredes e espelhos com os resultados que você deseja alcançar, como parar de fumar e ser mais ativo. Essa atitude ajuda a manter o foco.

Compre uma agenda ou faça o seu daily planner

O bullet journal, sistema criado por Ryder Carroll, sugere organizar listas de afazeres, horários e o diário em um único caderno, otimizando a lista de afazeres. Foto: Pixabay
O bullet journal, sistema criado por Ryder Carroll, sugere organizar listas de afazeres, horários e o diário em um único caderno, otimizando a lista de afazeres. Foto: Pixabay
“Não tenho tempo” é a primeira resposta que vem à mente quando a ideia é mudar hábitos. Há quem use o argumento como desculpa, mas também quem não consiga se organizar. Faça uma planilha das 8 às 23 horas e deixe espaços de meia em meia hora, ou de hora em hora, e respeite os compromissos que combinar. Ter as tarefas sempre à vista, divididas por cores, ajuda o cérebro a interpretar a importância delas, e a gravar melhor os objetivos.

Vá para a cozinha

Se um dos objetivos é se alimentar de forma mais saudável em 2018, aprenda a cozinhar as próprias refeições. Além de conhecer alimentos novos, isso te ajudará a ter o controle sobre a própria alimentação.

Procure academias perto de casa ou do trabalho

Facilite a vida. Se a ideia é começar a se exercitar em uma academia, procure por alguma que esteja no caminho entre casa e o trabalho. Assim você sempre a verá no percurso e isso pode servir de incentivo.

Foque no presente

Manter o olhar sempre no futuro, nos objetivos que ainda vamos conquistar, nem sempre é uma boa ideia. Isso porque tira o olhar do presente, que podemos controlar, e o tempo tende a parecer que está passando cada vez mais rápido.
LEIA TAMBÉM