Comportamento

Jennifer Koppe

O carro parou, e agora?

Jennifer Koppe
11/06/2007 00:30
As mulheres podem ser excelentes motoristas, mas ainda são poucas as que realmente entendem o funcionamento de um veículo e sabem o que fazer quando o carro enguiça no meio da rua ou precisa ser levado a uma oficina (a repórter confessa que não sabia quase nada sobre o assunto, já quase fundiu o motor de seu carro e precisou visitar duas oficinas mecânicas para escrever este texto). Para não ser pega desprevenida, nem enganada com a velha história de que “o problema está na rebimboca da parafuseta”, confira as orientações do consultor técnico Ângelo Conti Júnior, da Auto Mecânica João Hoffmann e de Joarez Sofiste, proprietário da Mecânica Sofiste – as dicas também valem para os homens!
• Leia o manual de instruções para conhecer o funcionamento do veículo. Você descobre quando fazer as trocas e quais são os itens que precisam de substituição.
• Leve o seu carro para fazer uma revisão periódica a cada 15 mil quilômetros rodados ou a cada ano, o prazo que vencer primeiro.
• Fique atento às luzes do painel que podem indicar a falta de água, óleo e problemas na injeção e nos freios.
• Os níveis de óleo e de água do radiador devem ser verificados pelo menos uma vez por semana. Você mesmo pode fazer isso em casa e ainda completar se os níveis estiverem baixos. O ideal é checar pela manhã, antes de acionar o carro, pois os níveis de óleo e água sobem quando o motor está funcionando.
• A água deve ser trocada a cada 30 mil quilômetros, já o óleo e o filtro devem ser trocados a cada 5 mil quilômetros ou a cada seis meses, o prazo que vencer primeiro. O fluido de freio não pode ser completado, deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses.
Alguns vícios de direção podem prejudicar o funcionamento do carro:
• descansar o pé na embreagem acelera o desgaste do disco, das molas, dos rolamentos e da parte de baixo do motor;
• deixar a mão no câmbio quando o carro estiver parado desgasta engrenagens e garfos;
• andar em ponto morto em carros com injeção eletrônica gasta mais gasolina do que engatar a quinta marcha;
• forçar o volante do carro parado, se tiver direção hidráulica, causa prejuízos ao carro.
• Cuidado com os vazamentos. Depois de tirar o carro da garagem, olhe para o chão para verificar se não existem manchas de óleo ou de líquido.
• Para saber se existe alguma luz de segurança ou de sinalização queimada, quando possível, ligue o carro e peça para alguém verificar as luzes dianteiras e traseiras.
• Quando for ao posto de gasolina encher o tanque, não esqueça de calibrar os pneus. Além de ser uma medida de segurança importante, o carro roda melhor e o volante fica mais leve. Os valores estão indicadas na tampa do tanque.
• A geometria e o balanceamento do veículo devem ser realizados a cada 10 mil quilômetros ou a cada seis meses, o prazo que vencer primeiro.
• Se o seu carro tem ar condicionado, coloque para funcionar pelo uma vez por semana para que o sistema não perca a pressão do gás. O mesmo vale para o ar quente.
• A revisão de férias deve ser realizada no mínimo 20 dias antes da viagem para resolver possíveis problemas causados pela própria revisão ou outras dúvidas.
• Nunca deixe a gasolina envelhecer no tanque. Os danos ao motor podem ser irreversíveis.
• Também não deixe o tanque esvaziar para depois reabastecê-lo. A mistura do combustível novo com os resíduos que ficam no fundo do tanque pode causar a queima da bomba de combustível. Considere o tanque vazio quando o mostrador indicar um quarto.
• Se o pneu furou, a bateria morreu e você não tem como recorrer ao pai, irmão, namorado, marido ou melhor amigo, pode ligar para a sua seguradora. Se demorar muito, uma boa dica é ligar para o rádio-táxi. O motorista chega rápido, resolve o problema e não cobra caro por isso. Mesmo com essas facilidades, ainda é interessante aprender a trocar o pneu ou pelo menos localizar os equipamentos em caso de emergência.
• Quem quiser saber mais sobre o assunto, pode se inscrever em um curso de mecânica básica oferecido gratuitamente por concessionárias e oficinas (consulte o serviço da reportagem).
Glossário
Decifre o nome de algumas peças e serviços oferecidos pelas oficinas mecânicas:
Alinhamento – é o ajuste da suspensão em determinados níveis que garantem a estabilidade do veículo.
Balanceamento – proporciona o equilíbrio do pneu e da roda através de compensação pelo uso de pequenos pesos de metal.
Cambagem – ajuste que designa a inclinação da roda em relação a um plano vertical. Este ajuste controla as características de rolamento das rodas.
Descarbonização – limpa os resíduos (uma espécie de carvão) que ficam impregnados no interior do motor e que podem causar problemas sérios.
Arrefecimento – sistema que resfria a temperatura de funcionamento do motor.
Escapamento – diminui o ruído provocado pela combustão e promove a eliminação de gases.
Suspensão – conjunto de peças que absorve as vibrações causadas pelas irregularidades do solo e dá estabilidade ao veículo.
Rolamentos – existem em todas as peças giratórias dos veículos.
Serviço: Auto Mecânica João Hoffmann, Rua Álvaro Botelho, 189, fone (41) 3257-3635 / Sofiste Mecânica, Rua Atílio Bório, 103, fone (41) 3264-3902 – oferece palestra gratuita sobre mecânica básica a cada 15 dias, aos sábados, das 14h às 17 horas / Outros cursos gratuitos: Concessionária Corujão, Rua Gal. Mario Tourinho, 103, fone (41) 3340-4400 / Florença Veículos, Av. Marechal Floriano, 3.501, fone (41) 3213-1515 – ambos acontecem a cada 15 dias, aos sábados, das 8h às 12 horas.