Comportamento

Amanda Milléo

O que fazer com o tempo livre na aposentadoria?

Amanda Milléo
02/12/2016 20:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Reclamar durante 20 ou 30 anos da falta de tempo não prepara ninguém para os danos que um “excesso” de tempo pode causar à saúde. Por isso é tão importante que os cinco anos antes da aposentadoria sejam dedicados ao planejamento desse momento pós-carreira, termo usado nos círculos corporativos atuais.
Leia mais
Pode não parecer, mas ter muito tempo e pouca coisa para fazer gera um dos transtornos mais comuns na sociedade atual, a depressão. “Os relatos das pessoas que entram na aposentadoria sem a devida preparação, e não conseguem lidar com esse ‘excesso’ de tempo, são que se sentem inúteis, que não servem mais à sociedade e isso acarreta um processo de depressão“, explica Ramiro Zinder, doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e diretor da Zinder Gestão e Capacitação.
A reação ao tempo livre varia conforme a personalidade de cada pessoa e não é incomum que o aposentado se sinta confortável com a nova rotina, logo nos primeiros dias. Zinder relata a história de uma aposentada que, depois de anos “engolindo” o café da manhã, desde que se aposentou passa três horas, toda manhã, sentada à mesa do café lendo jornal, vendo programas na televisão e “curtindo” o tempo. O que a ajudou foi participar de grupos de orientação para a aposentadoria antes de começar o pós-carreira.
“Tem quem lide muito bem com isso, e outras pessoas que no primeiro dia sem uma meta, sem horário para chegar, para sair, sentem o impacto. O que ajuda é conversar com outras pessoas na mesma situação, trocar experiências sobre o processo”, diz Zinder.
Mas, o que fazer?
Atividades que lhe tragam prazer. Esta é a primeira e principal recomendação dos especialistas para quem não sabe o que fazer na aposentadoria, e vale de tudo: desde um negócio novo a uma viagem pelo mundo. “Empreender algo, arriscar em uma área que você sempre teve vontade, mas nunca teve a ousadia ou tempo para se organizar. Ou mesmo começar um esporte, um hobby de lazer, uma viagem. Não raro os aposentados se mudam para a praia, disputam campeonatos”, sugere o especialista.