Comportamento

Redação

O dia dos avós tem origem cristã; veja curiosidades

Redação
26/07/2017 10:18
Thumbnail

Foto: Shutterstock

Mais ativos do que nunca, eles estão bem longe do estereótipo antigo dos avós. Atualmente fazem  fazem de tudo um pouco: dançam sempre, se exercitam, cultivam hobbies. Mais ainda, eles estão muito conectados. Pelo menos 5,2 milhões de idosos passeiam pelo mundo virtual frequentemente, de acordo com a pesquisa “60+ na internet”, feita pelo Instituto Locomotiva.
A região sul é a que concentra o maior percentual desse público, com 18% de idosos conectados em computadores, smartphones e tablets; no sudeste, o percentual chega a 60%. Neste dia dos avós, o Viver Bem reuniu algumas curiosidades sobre eles, desde o porquê da data a eventos especiais para hoje. Confira:
Origem cristã
A data tem origem no século XX, quando o papa Paulo VI escolheu o dia 26 de julho para homenagear os avós maternos de Jesus, Ana e Joaquim. Ambos foram canonizados no século XVI pelo papa Gregório VIII, por terem concebido Maria mesmo sendo considerados estéreis.
Avós e netos
Uma relação saudável entre avós e netos é importante porque os mais velhos passam segurança e carinho às crianças, mas de uma forma mais “tranquila” do que os pais. “É um relacionamento gostoso pela liberdade que os pequenos têm com os avós – e que nem sempre têm com os pais. É um relacionamento de amadurecimento, porque tem uma distância de gerações muito grande e eles precisam ‘se afinar’”, diz o psicólogo Guilherme Falcão.
Para os avós, além da nova oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de uma criança, os netos trazem orgulho, bem-estar, maior conexão com ‘o mundo moderno’ e novos aprendizados.
Uma pesquisa realizada pelo Estudo de Envelhecimento de Berlin ao longo de 19 anos com 500 pessoas entre 70 e 103 anos de idade constatou algo surpreendente: os avós que convivem e cuidam dos netos tem risco de mortalidade 37% menor em relação aos que não tinham esse contato.
Eventos para comemorar o dia dos avós
Nesta quarta-feira, 26, a Vitrine de Ideias do Shopping São José receberá uma programação especial com Aulas de Pintura, ministrada pela artista plástica Katia Velo, às 15h, e a Oficina de Porta Panela de Feltro com a “Costurando Ideias”, às 17h.
As inscrições podem ser realizadas pelo telefone (41) 3035-1500. Mais informações no site: www.shoppingsaojose.com.br/eventos. A Vitrine de Ideias tem programação gratuita, com vagas limitadas, e está localizada no piso L2 do Shopping São José, na rua Izabel A Redentora, 1434 – Centro de São José dos Pinhais – PR.
Serviço:
Atividades especiais do Shopping São José
Quando: quarta-feira, 26 de julho
Onde: rua Izabel A Redentora, 1434, Centro de São José dos Pinhais – PR
Aula de Pintura
Horário: 15 horas
Vagas: Limitadas
Oficina de Porta Panela de Feltro
Horário: 17 horas
Vagas: Limitadas
Inscrições: (41) 3035-1500
LEIA TAMBÉM