• Carregando...
"Sober living": deixar as bebidas alcoólicas de lado trazem benefícios importantes (Foto: Bigstock)
"Sober living": deixar as bebidas alcoólicas de lado trazem benefícios importantes (Foto: Bigstock)| Foto:

Dos comportamentos relacionados à saúde e bem-estar mais buscados na rede social Pinterest nos últimos meses, dicas de como adotar o “Sober living“, ou uma vida sóbria, cresceram 746%. A enorme procura pelo termo fez com que a ideia de deixar as bebidas alcoólicas de lado se transformasse em uma tendência para 2019, e há quem já tenha adotado o novo estilo de vida.

>> Mistura de vôlei de praia com tênis, novo esporte gasta até 500 calorias por hora

A mudança na vida de William Hillmann da Silva, corretor de imóveis de 35 anos, veio quando ele passou a praticar o hot yoga (uma variação da yoga, onde as pessoas praticam os movimentos em salas aquecidas a 40ºC).

“Entrei em uma jornada de mudança e pela primeira vez desenvolvi uma relação com meu corpo, espírito e mente. Eu nunca gostei de fazer execício físico, mas depois do yoga passei a ir à academia, a caminhar e perdi 20 kg. Aprendi a comer certo e transformei minha vida”, lembra o jovem, que é tem nacionalidade brasileira e americana, e atualmente vive em Boston, nos Estados Unidos.

Desde que deixou o álcool de lado, William passou a ter uma vida mais ativa, inclusive participando de competições de triathlon (Foto: Arquivo pessoal)
Desde que deixou o álcool de lado, William passou a ter uma vida mais ativa, inclusive participando de competições de triathlon (Foto: Arquivo pessoal)

Cada novo hábito puxava outra mudança e, quando William percebeu, se tornou uma pessoa muito mais consciente do próprio corpo. Nessa onda de mudanças, a bebida alcoólica deixou de fazer sentido na vida do corretor de imóveis.

“Comecei a fazer o hot yoga em setembro de 2016 e, em 2017, eu estava em uma das melhores fases da vida. Foi aí que decidi que teria um aniversário sem álcool. Nos Estados Unidos, é muito comum você sair de manhã, num domingo, e já começar a beber drinks como Bloody Mary. No fim da noite, você já está bem alterado”, relata Silva, que contou com o apoio de uma rede de amigos que, como ele, foram deixando as bebidas de lado.

“Eu continuei a sair com meus amigos, mas a cada mês ia pensando: ‘e se eu ficasse mais um mês sem beber?’. A ideia não era ficar o resto da vida sem beber, mas queria experimentar a ideia. Eu não bebia muito, só socialmente, mas o meu maior medo quando parei foi em não conseguir sair com meus amigos e me soltar, ficar mais extrovertido, mas consegui.” 

Hoje, William deixou de ver como obrigação a ideia de beber sempre que sair de casa. “A bebida ajuda as pessoas a se aproximarem, mas a conexão que você cria pelo álcool não é igual a sair com alguém para tomar um café e falar sobre a vida, que me parece mais real, autêntica e genuína, e gera um relacionamento mais profundo e forte.”

A intolerância que seu corpo desenvolveu à bebida ajudou Flávia Vargas, empresária de 41 anos, a abandonar as cervejas de fim de semana. Desde a adolescência, quando teve os primeiros contatos com a bebida, Flávia percebia que a ressaca que sentia era muito mais intensa que a dos amigos. Com o passar dos anos, as dores de cabeça e a demora que o organismo levava para se recuperar só confirmaram que ela deveria mudar alguns hábitos.

“Quando eu fiz 40 anos, fiz uma festa e tive minha última ressaca. Bebi muito e fiquei muito mal. Sempre gostei muito de cerveja, que é o tipo de bebida que você vai tomando e quando percebe já bebeu demais.”

Ela conta que o início foi mais difícil do que imaginava, porque continuou saindo com os amigos, que bebiam, embora apoiassem a decisão da amiga. “Era difícil porque eu gostava muito de beber, mas me acostumei e hoje já não sinto mais vontade”, diz.

>> Saiba como o corpo se vinga de quem bebe em excesso

A empresária frisa também os efeitos que as mudanças de hábitos causaram em seu corpo. “É impressionante o quanto o álcool engorda. Eu parei de beber e emagreci 15 kg”, comenta a empresária.

Flavia decidiu que pararia de beber depois do aniversário de 40 anos e, desde então, perdeu 15 kg. (Foto: Arquivo Pessoal)
Flavia decidiu que pararia de beber depois do aniversário de 40 anos e, desde então, perdeu 15 kg. (Foto: Arquivo Pessoal)

Taciane Vieira, artista de 30 anos, decidiu adotar um estilo “sober living” há pouco mais de um mês. A decisão veio com as metas de ano novo e o que a motivou foi tentar uma vida mais saudável – além da questão financeira. “Estava muito inchada e gastando muito, então o que me motivou foi a saúde, mas também as finanças”, diz.

“Bebia todos os fins de semana e sempre que podia. Em algumas semanas chegava a beber até quatro dias seguidos”, comenta a artista. Embora faça pouco tempo desde que decidiu mudar de hábito, Taciane diz que já sentiu uma mudança no peso e na disposição.

Os amigos, em um primeiro momento, riram da decisão de Taciane, depois a apoiaram. “Minha mãe também acabou reduzindo a ingestão de álcool por questões de estética e saúde. Ter o apoio dos meus amigos e familiares me ajudou muito”, reforça.

LEIA TAMBÉM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]