Comportamento

Redação

É possível fazer um pai agressivo mudar de atitude com a família? Piangers responde

Redação
10/07/2018 16:50
Thumbnail

Piangers acredita que a maioria dos homens só mudam "pela dor". Foto: Ana Gabriella Amorim/Gazeta do Povo. | Ana Gabriella Amorim

Uma família que convive com a agressividade do pai por mais de três décadas é o dilema enfrentado pela leitora Pink — em questão enviada para a série “Pergunte ao Piangers” ela reclamou do pai, que, segundo ela, é “polipolar” e agride verbalmente a mãe e desrespeita toda a família. “”Como eu faço? Um homem pode mudar com os filhos que já têm 33 anos?”
Para o colunista do Viver Bem e especialista em paternidade Marcos Piangers, a resposta é sim. Mas isso não significa que seja fácil. “A gente infelizmente muda com incentivo ou com dor” — portanto, o diálogo aberto e também uma ajuda profissional (como de terapia ou psiquiatra) podem auxiliar nesses casos.

Sentimentos guardados

Piangers acredita que homens, em sua maioria, mudam apenas após atitudes bruscas porque eles não são incentivados a expressar o que estão sentindo. “Os homens se abrem menos e lá na frente terão mais depressão e frustração. Infelizmente vejo que alguns mudam depois da separação, porque enxergam tudo o que perderam, ou quando se sentem ameaçados de ficar longe dos filhos”, diz.
Assista ao vídeo completo:
LEIA TAMBÉM