Comportamento

Guilherme Grandi

Morre ator que representava o Papai Noel em shopping de Curitiba há 17 anos

Guilherme Grandi
20/09/2018 12:10
Thumbnail

O Papai Noel do Shopping Mueller encantava as crianças desde 2001. Foto: arquivo/Gazeta do Povo.

Luimar Narciso Staben, que representava o Papai Noel no Shopping Mueller há 17 anos anos morreu nesta quarta-feira (19), aos 70 anos. Ele encantava as crianças desde 2001 e era um dos “papais noéis” mais antigos de Curitiba.
Ele estava internado há 40 dias na unidade de terapia intensiva do Hospital Evangélico se recuperando de um AVC causado pela hipertensão. O enterro será às 16h30 no cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.
O Shopping Mueller afirmou, através das redes sociais, que Luimar sempre levou alegria para o fim de ano, e que agora irá assumir uma “missão especial mais longe”. Veja o post da empresa no Instagram:
Espírito natalino
Em entrevista à Gazeta do Povo, em 2006, o Papai Noel do Shopping Mueller disse que interpretar o personagem era uma forma de manter vivo o espírito natalino, e que sentia uma “força espiritual” quando vestia a indumentária.
Ele foi descoberto por acaso, na rua. A barba e a semelhança com o Papai Noel “verdadeiro” fizeram com que uma empresa terceirizada o convidasse para interpretar o papel no Shopping Mueller, mas outras atores também interpretam o personagem. Dessa forma, o Natal do shopping este ano está garantido.
Além de interpretar o Papai Noel do Shopping Mueller, Luimar também era o bom velhinho no Natal de Curitiba no Castelo do Batel e eventos privados. O filho dele, Marcelo Rodrigues Staben, conta que ele era bem carismático.
“Ele começou por acaso, e adorava fazer o personagem. Quando ficou doente, ele até entristecia só de pensar que talvez não poderia mais voltar a ser o Papai Noel”, lembra.
O próprio Marcelo o ajudava no ofício, levando ele para as visitas e auxiliando como se “fosse uma rena mesmo”.
Luimar deixa a esposa Tereza, de 66 anos, e os dois filhos Marcelo (47) e Gisele (45).
LEIA TAMBÉM