Comportamento

Raquel Derevecki

Papai Noel se joga no chão para brincar e interagir com criança autista

Raquel Derevecki
10/12/2018 14:43
Thumbnail

O autismo é um transtorno que tem como principal sintoma a dificuldade de interação social e comunicação, mas isso não foi obstáculo para o "Papai Noel". Foto: Arquivo pessoal

A foto de um Papai Noel deitado ao lado de uma criança está emocionando milhares de internautas de todo o Brasil desde a última semana. A imagem foi registrada na quinta-feira (6) em Santa Catarina, onde o profissional João Prim, de 64 anos, trocou a confortável cadeira vermelha – que usa para representar o bom velhinho – por um espaço no chão ao lado de uma criança autista. A ação comoveu clientes do Shopping Itaguaçu, no município de São José, e já havia recebido mais de 46 mil compartilhamentos nas redes sociais até o início da tarde desta segunda-feira (10).
A postagem foi realizada pela mãe do garoto, a consultora de vendas Jussania Maria Tholl, de 39 anos. “Eu estava de folga do trabalho e aproveitei para levar o Vitor para bater fotos com o Papai Noel”, relata. No entanto, ao invés de sentar e olhar para a fotógrafa, o garoto de 14 anos se jogou no chão.
Amigos. Foto: Jussania Maria Tholl/arquivo pessoal
Amigos. Foto: Jussania Maria Tholl/arquivo pessoal
Sem saber que o menino sofria de autismo – transtorno que tem como principal sintoma a dificuldade de interação social e comunicação – o Papai Noel não pensou duas vezes e entrou na brincadeira da criança. “Ele começou sentado ao meu lado, mas foi deslizando e parou no chão. Na hora, eu tive a ideia de acompanhá-lo e fiz isso”, recorda Prim, que interpreta o Papai Noel há 14 anos.
Segundo ele, a ação não teve o objetivo de posar para as fotos tiradas pela equipe do shopping, mas era apenas uma forma de alegrar o adolescente. “Nossa fotógrafa nem estava batendo fotos porque foi uma situação incomum”, comentou o ator, que continuou brincando e rindo com o rapaz. “Pessoas com autismo não permitem que alguém as abrace, mas o menino foi se soltando e até aceitou me abraçar. Lembro que a mãe dele ficou emocionada”.
A comoção foi tanta que Jussania fez questão de relatar o ocorrido em sua página no Facebook. “Esse é o Papai Noel mais lindo que já conheci. Meu filho Vítor é autista, e quando o Vítor se jogou no chão, ele também se deitou. Papai Noel mais fofo que esse não existe”, escreveu na postagem, que já conta com quase 60 mil curtidas.
Boas ações devem ser rotina
Outras ações inspiradoras foram realizadas pelo bom velhinho do Shopping Itaguaçu nas últimas semanas. “Todos os dias eu recebo crianças e idosos com o maior carinho, mas sempre tem as situações que nos marcam”, afirma Prim.
No último domingo (9), por exemplo, ele conta que um menino de aproximadamente 3 anos testou sua paciência. “Poucas vezes vi uma criança tão revoltada como aquela, e a mãe queria forçá-lo a ir no meu colo”, disse. Para controlar a situação, o idoso pediu que a mãe soltasse a criança e começou a oferecer balas ao garoto, tranquilamente. “Fui perguntando se ele queria, e ele foi pegando. Acabou enchendo as mãozinhas e eu perguntei se podia colocar balas nos bolsos dele também. Aí ele foi vindo mais perto e, quando a mãe percebeu, já estava quietinho no meu colo”.
Prim trabalha há cinco anos como Papai Noel do shopping de São José e atuou durante nove anos na mesma função em Jaraguá do Sul, também em Santa Catarina. “Faço isso com muito amor, minha barba é natural, não uso maquiagem e sou muito grato pelo meu trabalho. Afinal, posso dar conselhos a esses pequenos, dar atenção a todos eles e ainda mostrar que é possível sonhar com um mundo melhor”, finaliza.
LEIA TAMBÉM