Comportamento

BRUNA COVACCI, ESPECIAL PARA A GAZETA DO POVO

Para viajar em família

BRUNA COVACCI, ESPECIAL PARA A GAZETA DO POVO
30/12/2015 09:00
Manter as crianças entretidas durante longas viagens é uma grande preocupação dos pais, já que em dado momento elas cansam de ficar paradas. Pensando em auxiliar as famílias, a British Airways realizou um experimento que consistiu em reunir 30 crianças em um voo de duas horas com uma seleção de brinquedos.
Os passageiros-mirins, com idades entre 2 e 10 anos, foram observados por 90 minutos pelo professor e apresentador de TV Robert Winston e por uma equipe de psicólogos educacionais.
A partir dos 2 anos, elas já começam a ter repertório e entendem quando os pais conversam, o diálogo é essencial. “É assim que você vai conseguir passar segurança. Eles precisam estar preparados para o que vão encontrar e saber que vão passar horas sentados”, comenta.
Os pais também devem se precaver. “Observe coisas que seu filho gosta de fazer e tente levar alguns atrativos para ele. Os eletrônicos ajudam muito essas horas em que eles precisam estar mais calmos. Crianças costumam sempre ter um brinquedo preferido, um filminho…”, conta.
Ainda segundo a especialista, no começo da viagem tudo é novidade, pois os baixinhos vão querer explorar tudo o que tem dentro do avião. “Mostre os brinquedos e atrativos pouco a pouco e guarde-os para os tempos de crise”, avisa.
Saber o que eles vão encontrar assim que a viagem terminar funciona como compensação, por isso, explique como será a viagem, quanto tempo vai durar e dê detalhes interessantes sobre o destino.
Escolher o período da noite para se deslocar também é uma boa alternativa, para viagens de avião, carro ou ônibus. “Voos noturnos são especialmente interessantes para crianças pequenas”, explica Priscila.