Comportamento

Marina Mori

Palestra gratuita ensina como se diferenciar no mercado de trabalho

Marina Mori
13/03/2018 07:54
Thumbnail

Foto: Helloquence / Unsplash

Não é preciso trabalhar 24 horas por dia ou esperar que um milagre aconteça para ter sucesso na vida profissional. Com dedicação e atenção a atitudes simples, é possível conquistar uma posição de destaque no mercado de trabalho. “Até um tempo atrás as pessoas se orgulhavam em ser ‘workaholic’, mas hoje isso só mostra alguém que não sabe colocar equilíbrio em sua vida”, diz a coach especializada na gestão estratégica de pessoas, Elenice Brusque.
No próximo dia 21 de março, a especialista, que é formada em psicologia e atua como consultora de empresas há 20 anos, realizará um workshop em parceria com o Viver Bem sobre como se diferenciar no mercado de trabalho. Faça sua inscrição neste link e participe. As vagas são limitadas.
Elenice Brusque: Foto: divulgação
Elenice Brusque: Foto: divulgação
Confira, a seguir, alguns tópicos sobre os quais a coach abordará durante o evento.
1. Capacitação
“É pré-requisito para concorrer a uma vaga ou ser promovido”, explica a coach. A capacitação, segundo ela, é todo o conhecimento adquirido ao longo da carreira: vem dos livros, da experiência, dos cursos profissionalizantes. Quanto maior a busca pelo conhecimento e especialização, maior o sucesso na vida profissional.
“Isso também vale para os jovens que acabaram de entrar no mercado de trabalho”, garante Elenice. Apesar de a idade e o tempo de experiência serem um fator de peso, há outras características importantes durante um processo de contratação, segundo a especialista. “Neste quesito, os jovens têm a vantagem de dominarem com muita facilidade as novas tecnologias”.
2. Adaptabilidade
Saber se adaptar ao ambiente de trabalho é imprescindível. Para Elenice, o indivíduo com flexibilidade interna tem uma grande vantagem sobre aqueles que são resistentes a mudanças e a determinadas regras.
3. Bons relacionamentos
“É preciso exercitar a habilidade de acolher culturas e opiniões diferentes com naturalidade e simplicidade”, afirma a coach. Saber ouvir e trocar ideias de forma respeitosa são atitudes que podem se transformar em oportunidades no futuro. “Tem gente que perde grandes chances de trabalho porque não fala, tem medo de aprofundar conversas”, explica.
4. Criatividade
Sem curiosidade intelectual, não há criatividade, segundo Elenice. Para isso, é preciso expandir o campo de visão e buscar novos conhecimentos em diversas áreas da vida, incluindo hobbies. “Não adianta nada ter um monte de títulos de pós-graduação ou ler só sobre o mesmo assunto”, explica.
Aprender não precisa ser chato. “Vale ver séries diferentes na Netflix, ler livros diferentes. O segredo é ampliar o repertório”, recomenda a coach.
5. Saiba falar de si mesmo com naturalidade
“A maioria das pessoas não sabe mostrar suas qualidades. Aprender a admirar suas características e incluí-las em uma conversa sem parecer esnobe é muito importante”, diz a especialista. Segundo ela, quando expostas de modo educado, as informações podem ser a chave para novas oportunidades.

Serviço

Workshop: Como se diferenciar no mercado de trabalho?
Coach Elenice Brusque
Onde: Ki Odontologia – Rua Fernando Simas, 240, Mercês.
Quando: quarta-feira, 21 de março, das 19h30 às 21h30.
VAGAS LIMITADAS
LEIA TAMBÉM