Comportamento

Raquel Derevecki

Pedreiro trabalha de graça para reformar casa de criança doente

Raquel Derevecki
28/02/2019 15:54
Thumbnail

José Rodrigues da Silva soube que a casa de Izabelly precisava de reforma e decidiu ajudar. Foto: Arquivo pessoal

Sem energia elétrica, água encanada, banheiro adequado e ainda com inúmeros buracos no telhado, a casa da estudante Izabelly Silva, de 10 anos, não pode receber o serviço de atendimento médico para a garota. “Nós conseguimos o Home Care na Justiça, mas ele ainda não foi instalado porque o lugar que moramos não cumpre as exigências necessárias para colocação e manutenção dos equipamentos e do leito”, relata a mãe Cléa Silva da Costa.
Segundo ela, a menina sofreu uma parada cardiorrespiratória em julho de 2018 devido à diabetes e ficou com graves sequelas neurológicas, sem poder falar ou andar. Por isso, está há sete meses internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do município de Várzea Grande, no Mato Grosso.

“Tem sido muito difícil. Deixei meu trabalho de doméstica para ficar com ela todos os dias e ainda cuido dos meus outros três filhos enquanto meu esposo faz bicos como soldador”.

No entanto, a situação da família deve mudar até o fim da próxima semana. Essa é a previsão do pedreiro José Rodrigues da Silva, de 47 anos. Morador de Cuiabá, ele ficou sabendo da história de Izabelly e decidiu percorrer 70 quilômetros diariamente para reformar o quarto da garota, arrumar o encanamento, aumentar o tamanho das portas da casa e ainda construir um banheiro adequado que cumpra as exigências do Home Care.
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

“Esta é uma época de bastante chuva aqui na região e eu estava sem trabalho. Então, mesmo com a situação financeira complicada, decidi ajudar”, relata o empreendedor, que atualmente administra uma empresa de construção civil com dois funcionários.

De acordo com o Silva, a família recebeu doações de materiais de construção e ele também adquiriu alguns itens que faltavam. “Uma mulher doou o telhado para a casa, ontem uma moça me ajudou com o combustível para vir e, aos poucos, estamos comprando o que falta”, afirma o pedreiro, que também paga um assistente para ajudá-lo todos os dias. “Ele aceitou trabalhar aqui na obra pela metade do valor da diária porque temos pressa para terminar”.
O imóvel fica localizado em uma área afastada de Várzea Grande e, segundo o empreendedor, todos os cômodos estão em condições precárias. “Para se ter uma ideia, alguns buracos no teto são tão grandes que dá até para passar o braço de uma pessoa. A situação é complicada na casa inteira”, relata.
Por isso, ele espera que mais pessoas colaborem com a ação e ajudem na reforma. “Eu procuro fazer uma obra solidária assim todos os anos e Deus nunca deixou que nada me faltasse. Então, tenho certeza de que nada vai faltar aos outros que decidirem colaborar”, incentiva. O telefone para contato é (65) 99924-8350 ou (65) 99308-5207.

Saúde da garota

Izabelly sofre de diabetes e, em junho de 2018,  passou uma acidose metabólica, caracterizada pelo excesso de acidez no sangue. A menina precisou ser levada às pressas para o pronto-socorro da cidade, mas, segundo a família, sofreu uma parada cardíaca no local e não voltou mais para casa. “Hoje ela não fala, não anda, mas entende o que conversamos com ela e até chora quando falamos algo triste”, relata a mãe Cléia, que está ansiosa em ter a filha em casa novamente.
“Não é fácil morar em um lugar que está passando por reforma, mas estamos fazendo tudo por ela porque acreditamos que ela vai melhorar logo. Obrigada a todos que estão nos ajudando”, finaliza.
LEIA MAIS