Patrocínio

Hospital Pilar X-Leme Diagnóstico Por Imagem Mantis Diagnósticos Avançados

Por que marcar um café da manhã no primeiro encontro?

De manhã, o cérebro ainda está descansado. Mas com o passar do dia, os recursos mentais se esgotam e o comportamento muda. Para pior

manhãimagem: shutterstock

Todos os dias, as pessoas precisam tomar inúmeras decisões que interferem diretamente na própria felicidade e na maneira como vivem a vida. Estudar para uma prova, participar de uma entrevista de emprego ou escolher a melhor roupa para um primeiro encontro. São situações muito diferentes, mas que têm algo em comum. Elas devem acontecer no momento do dia em que os indivíduos desempenham melhor o seu poder de escolha, ou seja, de manhã. Se as pessoas não levam essa prerrogativa em consideração, pois deveriam!

LEIA MAIS

>>> Mulheres com autoestima elevada são mais produtivas e felizes, apontam especialistas

>>> 5 frases que você deve eliminar da sua vida

>>> 3 sinais de depressão e 3 de alerta para recaídas

Uma pesquisa europeia divulgada recentemente sugere que a hora do dia tem um efeito importante sobre o comportamento, o modo como as pessoas pensam e suas ações. Na parte da manhã, o cérebro está renovado (deveria ser assim, pelo menos!). Conforme o dia passa e com todo o envolvimento cognitivo pessoal na realização das tarefas, os recursos mentais vão se esgotando e existe uma mudança significativa no comportamento. Para pior! As pessoas tendem a ficar mais rudes, cínicas e mais suscetíveis a tomarem decisões inadequadas. O estudo também mostra que, no trabalho, por exemplo, a fadiga cognitiva persistente leva ao esgotamento, diminuição da motivação, aumento da distração, pobre processamento de informação e, portanto, ao desempenho prejudicado.

Não apenas nas decisões, a pesquisa também aponta que a hora do dia influencia a forma como interagimos com os outros. Ou seja, se você tem este controle, escolha cuidadosamente o melhor horário para marcar uma consulta, uma entrevista, um encontro.

 

 

8 recomendações para você

Deixe seu comentário