i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Comportamento

Por que marcar um café da manhã no primeiro encontro?

De manhã, o cérebro ainda está descansado. Mas com o passar do dia, os recursos mentais se esgotam e o comportamento muda. Para pior

  • PorCamila Tremea, especial para a Gazeta do Povo
  • 23/03/2016 08:24
imagem: shutterstock
imagem: shutterstock| Foto:

Todos os dias, as pessoas precisam tomar inúmeras decisões que interferem diretamente na própria felicidade e na maneira como vivem a vida. Estudar para uma prova, participar de uma entrevista de emprego ou escolher a melhor roupa para um primeiro encontro. São situações muito diferentes, mas que têm algo em comum. Elas devem acontecer no momento do dia em que os indivíduos desempenham melhor o seu poder de escolha, ou seja, de manhã. Se as pessoas não levam essa prerrogativa em consideração, pois deveriam!

LEIA MAIS

>>> Mulheres com autoestima elevada são mais produtivas e felizes, apontam especialistas

>>> 5 frases que você deve eliminar da sua vida

>>> 3 sinais de depressão e 3 de alerta para recaídas

Uma pesquisa europeia divulgada recentemente sugere que a hora do dia tem um efeito importante sobre o comportamento, o modo como as pessoas pensam e suas ações. Na parte da manhã, o cérebro está renovado (deveria ser assim, pelo menos!). Conforme o dia passa e com todo o envolvimento cognitivo pessoal na realização das tarefas, os recursos mentais vão se esgotando e existe uma mudança significativa no comportamento. Para pior! As pessoas tendem a ficar mais rudes, cínicas e mais suscetíveis a tomarem decisões inadequadas. O estudo também mostra que, no trabalho, por exemplo, a fadiga cognitiva persistente leva ao esgotamento, diminuição da motivação, aumento da distração, pobre processamento de informação e, portanto, ao desempenho prejudicado.

Não apenas nas decisões, a pesquisa também aponta que a hora do dia influencia a forma como interagimos com os outros. Ou seja, se você tem este controle, escolha cuidadosamente o melhor horário para marcar uma consulta, uma entrevista, um encontro.

 

 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.