Comportamento

Gazeta do Povo

A bruxa está solta: por que se comemora o Halloween?

Gazeta do Povo
31/10/2017 09:00
Thumbnail

Conheça a origem da data e dos símbolos que acompanham a celebração. Foto: VisualHunt

Celebrado dia 31 de outubro, o Dia das Bruxas – ou o Halloween – é uma festa tradicional nos Estados Unidos e Europa que aos poucos foi invadindo o resto do mundo.
Mas a data não representa apenas doces, travessuras e fantasias. A palavra “All Hallow’s Eve” significa Vigília de Todos os Santos, que com o tempo, foi se transformando em “Halloween”.
Isso porque a “vigília de todos os santos” foi exatamente o que deu origem ao Dia das Bruxas. A data teria surgido na Europa, centenas de anos antes de cristo, como um ritual do povo Celta, que habitava a Grã-Bretanha e a França.
Para essa comunidade, a noite de 31 de outubro indicava o início do Samhain. Uma data para celebrar o fim da colheita, o Ano-Novo celta e também o início do inverno, que marcava a longa temporada de dias frios e cinzas.
Doces ou travessuras
Por causa da escuridão da estação, acreditava-se que era possível entrar em contato com os mundos dos mortos e espíritos, daí a associação com as bruxas.
Essa crença também motivou a celebração com comida e leite que com o tempo foram substituídos por doces. Portanto, ao redor do mundo a pergunta já é clássica: doces ou travessuras?
Abóboras
As abóboras não faltam no dia das bruxas. Elas são associadas à lenda de Jack, um irlandês que gostava de bebidas, mas não teria sido aceito nem no céu, nem no inferno por suas aventuras (ou travessuras) na terra.
Diz a lenda que o diabo teria dado uma brasa para iluminar o seu caminho. A brasa foi colocada em um nabo esculpido sobre uma estava, o que deu origem às aboboras e nabos decorando a festa do dia 31 de outubro.
Bruxas ou Saci?
No Brasil, algumas escolas e comunidades preferem comemorar o Dia do Saci no lugar do Halloween, celebrando assim o folclore brasileiro no lugar de uma tradição americana.
A Sociedade de Observadores de Saci (Sosasi) defende que a data foi escolhida para chamar a atenção dos brasileiros como movimento para defesa de mitos nacionais e também com o objetivo de marcar a cultura brasileira.
LEIA TAMBÉM