Comportamento

Redação

Presentes como compensação: quais são as consequências para a criança?

Redação
12/07/2018 13:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Usar um presente ou agrado para compensar ausências costuma ser uma atitude frequente — e é a dúvida do leitor Lucas para o colunista Marcos Piangers.
A filha de Lucas pediu um poodle de presente; ele não tinha dinheiro para comprar e vendeu o vale-alimentação para conseguir o valor. “Vou levar no dia do aniversário dela. Ela só fala da Luna e estou muito feliz em realizar o sonho da pequena”, disse o pai. Mas, ele está na dúvida se “fez certo”.
O especialista em paternidade é direto: “Você me perguntou, vou responder. Acho que você fez errado. Sei que pais separados, pela culpa de estarem longe, querem dar tudo pro filho. E o cachorro tem o custo de ração, cuidados. Quem vai cuidar do cachorro é você ou sua ex-mulher”.
Segundo Piangers, dar presentes em excesso ou omitir que não tem condições de comprar algo que o filho pede faz com que as crianças não enxerguem o real custo das coisas. “Quando damos tudo para o filho ele não valoriza nada. Temos que treinar mais os nossos filhos a não pedirem coisas, mas agradecerem o que eles têm”, frisa.
Assista ao vídeo completo:
LEIA TAMBÉM: