• Carregando...
Amy Cuddy, professora da Harvard Business School - Foto Reprodução
Amy Cuddy, professora da Harvard Business School - Foto Reprodução| Foto:

A professora da Harvard Business School, Amy Cuddy, vem estudando o resultado da primeira impressão por mais de 15 anos, e em seu livro “Presença”, a psicóloga revela que os seres humanos buscam dois traços principais para julgar o outro: confiabilidade e confiança. Segundo seus estudos as primeiras perguntas que fazemos com relação ao outro são: “posso confiar nesta pessoa” e “posso respeitar esta pessoa”? As respostas para estas perguntas influenciam de 80 a 90% no resultado da primeira impressão.

Primeira impressão é formada em até 5 segundos

Segundo pesquisas do professor assistente Robert Lout, da Universidade de Ohio, a primeira impressão é extremamente importante para manter uma relação de confiança de longo prazo. “Se você começa de maneira errada, aquele relacionamento pode nunca se acertar”, afirma.

É comum imaginar, principalmente no contexto profissional, que a competência é o fator mais importante para alcançar uma boa primeira impressão, mas segundo Cuddy, a confiabilidade e a cordialidade são fatores mais importantes para um julgamento positivo. Isso se dá devido a uma perspectiva evolucionária, “é mais crucial para a nossa sobrevivência saber se uma pessoa merece a nossa confiança.”

Cuddy defende que demonstrar muita força, por exemplo, pode ser um ponto negativo à primeira vista. Pois esse traço pode soar como uma ameaça, antes da relação de confiança ser estabelecida. Por isso, em seu livro mostra a importância de explorar a confiança, equilibrando os traços de cordialidade, competência e força. “Se alguém que você está tentando influenciar não confia em você, você não vai chegar muito longe. Na verdade, você pode até provocar suspeitas porque você parecer apenas um grande manipulador”, diz.

Veja a palestra sobre linguagem corporal da professora Amy Cuddy, para o TED Talks!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]