i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Comportamento

Experimento mostra na prática o que acontece ao tocar alimentos com as mãos sujas

Professora de uma escola da Flórida mostrou, na prática, o que acontece com alimentos tocados com as mãos sujas: ela usou fatias de pão para comprovar

  • PorRedação, colaborou Natalia Basso
  • [27/09/2017] [06:00]
Antes de não lavar as mãos para pegar aquele sanduíche, veja o que acontece com o alimento tocado com mãos sujas. Foto: arquivo pessoal.
Antes de não lavar as mãos para pegar aquele sanduíche, veja o que acontece com o alimento tocado com mãos sujas. Foto: arquivo pessoal.| Foto:

Para mostrar a importância de lavar as mãos e conscientizar os alunos sobre a presença de micro-organismos nos ambientes e alimentos, a professora Marvilyn Lyons, de 48 anos, decidiu fazer uma experiência com os alunos entre 8 e 9 anos.  A professora pediu para que os estudantes manuseassem três fatias de pão de formas diferentes e guardassem cada uma delas em um saco plástico.

Uma fatia de pão foi manuseada com luva e serviu como controle para o experimento. O segundo foi guardado com as mãos limpas dentro do saco transparente. Já o terceiro pedaço foi tocado pelas mãos sujas das crianças e embalado posteriormente.

Os alunos observaram que o pão que teve contato com os micro-organismos presentes nas mãos sujas ficou tomado de bolor rapidamente. Já as fatias que foram manuseadas com luvas e com as mãos limpas permaneceram intactas por mais tempo.

O que aconteceu com os pães que foram manuseados com as mãos limpas e sujas. Foto: arquivo pessoal
O que aconteceu com os pães que foram manuseados com as mãos limpas e sujas. Foto: arquivo pessoal

A professora, que dá aulas há 17 anos, realizou o experimento na escola Colson Elementary, na cidade de Seffner, na Florida e as fotos viralizaram.

Ela conta que sua colega Jessica Walrath compartilhou a ideia e as duas resolveram aplicar em suas turmas. “Nós precisávamos de um experimento científico a longo prazo e esse foi perfeito. Reforçou a importância de lavar as mãos”, contou em entrevista ao Viver Bem. Ela explica que nessa idade os alunos ainda não estão preocupados com esse assunto, mas que eles adoraram observar e documentar o experimento.

A professora,
A professora,

Os resultados positivos já conquistaram a professora. “Fiz o experimento na segunda série e agora que dou aula para terceira, estou fazendo também. Comecei em 2014 e pretendo fazer todo ano!”, disse, em entrevista pelo Facebook.

LEIA TAMBÉM

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.