Comportamento

Raquel Derevecki

Ela melhora a autoestima de mulheres com câncer fazendo de graça um procedimento que custa R$ 3 mil

Raquel Derevecki
12/04/2019 12:00
Thumbnail

Marcia Kochinski atua na área de micropigmentação desde 2011 em Curitiba e região metropolitana. Foto: Divulgação

Ver a alegria das pacientes que receberam a reconstrução das aréolas mamárias após o tratamento do câncer e a retirada das mamas fez com que a dermopigmentadora Marcia Kochinski, de 40 anos, tomasse uma decisão. “Esse procedimento custa R$ 3 mil, mas eu farei gratuitamente para essas mulheres. Elas são guerreiras e merecem muito mais do que isso”, afirmou a moradora de Contenda, na região metropolitana de Curitiba.
A especialista atua na área de micropigmentação desde 2011, atende na capital paranaense há quatro anos e tem uma escola para formação de profissionais na área. No entanto, só iniciou o atendimento às vítimas de câncer em março deste ano, depois de realizar um curso de reconstrução de aréolas em 3D na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, e se aproximar das pacientes.

“Eu já tinha feito outras especializações envolvendo aréolas mamárias, mas foi dessa vez que eu ouvi a história dessas mulheres que passaram pela mastectomia [remoção das mamas] e percebi como o meu trabalho poderia fazer diferença na vida delas”.

No curso realizado por especialistas de Israel, as pacientes relataram suas histórias de superação durante o tratamento contra o câncer e dividiram com as profissionais a tristeza que sentiam após a cirurgia de retirada das mamas. “Algumas delas não tinham coragem nem para se olhar no espelho”, relatou Marcia, que também conheceu mulheres com dificuldades no casamento porque sentiam falta da sua feminilidade. “Elas haviam perdido a autoestima e não se sentiam mais mulheres”.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Mesmo com as dificuldades, essas pacientes eram gratas pela oportunidade de estarem vivas e demonstraram isso de forma intensa ao final do procedimento. “A reação delas ao olhar os seios com aréolas foi impressionante. Várias choraram e uma até se ajoelhou no chão agradecendo porque estava se sentimento mulher de novo”, relatou Marcia, emocionada.
Na mesma semana, a profissional iniciou a divulgação do trabalho, informando em suas redes sociais que atenderia gratuitamente as mulheres que passaram pela mastectomia e pela reconstrução das mamas. “Como na maioria das vezes a paciente fica sem a aréola, que é o bico do seio, eu vou terminar o trabalho do médico redesenhando em 3D. Então, se alguém conhece uma paciente que precisa desse atendimento, pode entrar em contato”, afirmou.

O procedimento

De acordo com a dermopigmentadora, o processo é indolor e demora de duas a quatro horas para ser concluído devido ao tempo para higienização da pele, escolha do design das aréolas pela paciente e realização do procedimento.

“Lembrando que, mesmo se uma das mamas for saudável, nós faremos a reconstrução sempre nas duas para que não fique diferença de cor”.

Ainda segundo a profissional, todos os materiais utilizados são descartáveis e o processo de cicatrização exige cuidado. “A pessoa não pode coçar ou esfregar a região, deve evitar banhos com água quente na primeira semana e não entrar no mar ou piscina por 15 dias”, pontua Marcia. Além disso, precisa evitar a exposição ao sol por um mês e, após esse período, somente com protetor solar.
O procedimento atinge a segunda camada da pele — chamada de derme — e tem durabilidade média de dois anos. Para agendar o procedimento na cidade de Contenda ou em Curitiba, as mulheres que passaram pelas cirurgias de remoção das mamas devem entrar em contato pelo telefone (41) 99155-5710.
LEIA MAIS