Comportamento

Marina Mori

Artesãs de Blumenau fazem perucas de lã para crianças com câncer

Marina Mori
06/02/2018 12:00
Thumbnail
Não é preciso muito para despertar alegria nos olhos de meninas vítimas de câncer. Uns poucos novelos de lã, agulha de crochê  e muita dedicação são os ingredientes necessários para a receita da felicidade: perucas de lã, longas e coloridas, como as das princesas dos contos de fadas. A cada dia, mais pessoas se dedicam a este trabalho voluntário que tem emocionado o mundo.
A notícia se espalhou há alguns meses, quando um vídeo que mostrava crianças norte-americanas recebendo perucas de lã de princesas chegou aos milhares de visualizações. O projeto, batizado de Magic Yarn (ou Fio Mágico, em tradução livre), começou em 2015, no Alasca, por inciativa da enfermeira especializada em oncologia Holly Christensen.
De lá para cá, mais de 3.800 voluntários ajudaram a confeccionar 5.571 perucas de lã, que foram entregues para meninas vítimas de câncer em 33 países do mundo.
As perucas são inspiradas em princesas da Disney. Foto: Círculo S/A / Divulgação
As perucas são inspiradas em princesas da Disney. Foto: Círculo S/A / Divulgação

Do Alasca para o Brasil

Inspirada pela ideia, artesãs da empresa de aviamentos Círculo S/A decidiram fazer o mesmo no Brasil. A ação, comandada pela designer de crochê Bruna Szpisjak, começou em dezembro de 2017 e foi concluída em janeiro deste ano em um hospital de Blumenau, Santa Catarina.
Ao todo, 20 mulheres de diversas cidades de Santa Catarina se uniram para confeccionar três perucas inspiradas em princesas da Disney, 12 touquinhas (para os meninos) temáticas, também com inspiração em desenhos animados, e coroas em crochê para as mães.
Para ela, participar da ação foi uma realização profissional e pessoal. “É muito gratificante tecer algo com as próprias mãos e dedicar tempo para depois ter uma recompensa tão linda”, diz. Ao ver os sorrisos das crianças com as perucas de lã, a designer se emocionou. “Por alguns minutos, elas puderam esquecer todas as dificuldades. Elas voltaram a ser crianças.”
A empresa promoveu a ação para que artesãs de diversas partes do país possam se inspirar a fazer o mesmo. Pouco tempo após ter aparecido em uma reportagem no Fantástico, logo depois da entrega das perucas às crianças, a designer passou a receber mensagens de todo o Brasil.
Grupos de apoio de universidades, hospitais – entre eles o de Barretos, referência nacional em tratamento de câncer – e artesãs a procuram para trocar ideias e pedir sugestões. “O país inteiro está se mobilizando”, diz, orgulhosa.
Voluntárias concentradas em produzir o máximo de perucas possível para doação. Foto: Círculo S/A / Divulgação
Voluntárias concentradas em produzir o máximo de perucas possível para doação. Foto: Círculo S/A / Divulgação
Aprenda a fazer uma peruca de lã
Gostou da história? Você também pode começar a confeccionar suas próprias perucas. O custo médio para produzir uma peça é de aproximadamente R$ 18. Bruna explica o passo a passo em um vídeo completo no YouTube:
LEIA TAMBÉM