Comportamento

Redação

Quando “passou da hora” da criança dormir com os pais? Marcos Piangers responde

Redação
08/05/2018 11:23
Thumbnail

Segundo Piangers, hábito de filhos dormirem com os pais prejudica o casal se for recorrente. Foto: Ana Gabriella Amorim/Gazeta do Povo | Ana Gabriella Amorim

Existe uma idade “ideal” para a criança não dormir mais com os pais? Muitas crianças, por se sentirem mais seguras, ou até mesmo por medo, dormem na cama dos pais: é o caso de Maria, de 8 anos, filha da Dani, personagem do segundo episódio da 2ª temporada da série “Pergunte ao Piangers”: ela dorme com os pais, que dizem que gostam da companhia da filha, mas são criticados por terceiros.
Para o colunista, não existe uma consequência grave para a criança em continuar com o hábito — o problema maior mesmo é para os pais: segundo ele, o hábito afeta a intimidade do casal. “O grande problema de um filho dormir entre os pais é a deteriorização da relação afetiva do casal. É muito importante que o pai e a mãe sejam homem e mulher”. Isso não significa, porém, que a criança nunca deva dormir junto com os pais: de vez em quando, não há problema, diz ele.

Tempo de qualidade

Apesar de não afetar tanto a criança, Piangers salienta que o hábito, em exagero, pode demonstrar falta de limites. “É importante dizer para o filho que ele tem o seu quarto e que os pais precisam de um tempo só para os dois, que ela precisa respeitar a privacidade de outras pessoas. E não tem nada a ver com falta de carinho. Também é afeto educar e colocar limites com gentileza e firmeza”.

Assista ao vídeo completo

LEIA TAMBÉM