• Carregando...
Viva o estilo “hygge”: o segredo dinamarquês para a felicidade
| Foto:

O clima do segundo país mais feliz do mundo, a Dinamarca, não é muito diferente do clima curitibano — ambos são do tipo temperado e partilham do céu cinza. Mas é dentro de casa, escondidos do frio, que os dinamarqueses praticam o que lhes mantêm sempre no topo dos relatórios de felicidade e bem-estar: o hygge.

A palavra não tem tradução para o português, mas de maneira simples: hygge é “ficar confortável, num ambiente aconchegante e quentinho“, como explica a especialista em integração cultural Pernille Chaggar no livro “O Segredo da Dinamarca” (Editora Leya, 368 pags.).

Os dinamarqueses levam isso a sério. Praticar ou ficar hygge é uma expressão muito usada no país e faz parte da rotina nórdica. Se você ficou interessado, confira as dicas do Viver Bem para aplicar o conceito dinamarquês na sua rotina:

Conforto é hygge

Chegar em casa e vestir aquela calça de moletom e aquele par de meias que você jamais usaria em público, ter muitas mantas e cobertores no sofá, acender velas. Tudo o que remeta à sensação de conforto, em especial dentro de casa, é praticar hygge.

Programas caseiros são hygge

Se no Brasil o hábito da maioria das pessoas é se encontrar com os amigos em bares e restaurantes, na Dinamarca a preferência é por programas caseiros. Reunir amigos e família para jogar, cozinhar ou festejar em casa é praticar o hygge.

Minimalismo é hygge

Seja na moda, na decoração ou no estilo de vida, para os dinamarqueses, menos é mais. Uma casa maior significa perder mais tempo com a faxina. Uma casa pequena, porém limpa, clara e com decoração atraente, pode se tornar um convidativo refúgio. Isso vale também para as roupas do dia a dia.

Instrospecção é hygge

Tirar um tempo para si mesmo é o principal. Seja para ler um livro ou preparar um chá: o hygge é sobre conforto, paciência e tranquilidade. Faça o que você gostar mais, com conforto e, de preferência, bem quentinho.

Leia Mais:

>>> Por que as mulheres sentem mais frio que os homens?

>>> Vai esfriar de vez em Curitiba! Confira mitos e verdades sobre o frio

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]