Comportamento

Da redação

Sem gafes! Veja como passar pelas festas de fim de ano sem excessos

Da redação
15/12/2016 14:00
Thumbnail

Como passar pelas festas de fim de ano sem gafes? Confira as dicas! (Foto: Bigstock)

Seja na confraternização com os colegas de trabalho, em uma festa de fim de ano mais formal ou mesmo na casa de parentes, os encontros para comemorar o ano que passou podem ser livres de gafes. Confira as sugestões de especialistas para evitar passar vergonha nestes momentos:
Leia mais
Polêmicas? Deixe em casa
Circule pela festa com educação, cumprimentando todo mundo, e evite tópicos polêmicos nas conversas – seja com colegas, amigos ou superiores. A festa não é o momento mais adequado para discutir sobre a política no país ou o rebaixamento de algum time de futebol, mas de relembrar os bons momentos do ano.
Presente certo no amigo secreto
Evite presentes muito íntimos, que possam chocar ou causar dupla interpretação. Bebidas são permitidas, mas só se forem de boa qualidade. Também confira antes se o presenteado não tem nenhuma restrição às bebidas alcoólicas.
Se for um amigo secreto com sorteio feito na hora, prefira presentes genéricos, como valepresentes de livrarias, por exemplo. Jamais dê algum presente usado ou que seja para a casa e não para a pessoa.
Não erre a escolha do traje
Confira com o anfitrião ou com os colegas e superiores qual é o dress code da festa. Se, mesmo assim, você sentir que se vestiu errado para a ocasião, há duas saídas. Ou voltar para casa, se o incômodo for muito grande, ou sustentar o erro e continuar na festa com boa postura. Isso vai depender da personalidade de cada pessoa.
Se outra pessoa teve a mesma ideia que você e foi ao evento com uma roupa igual, leve na brincadeira. Você pode até fingir que não viu e se for inevitável o encontro, comente sobre o bom gosto com bom humor.
É do tipo piadista? Evite
Pode até contar piadas, desde que não sejam de mau gosto ou preconceituosas. Evite beber demais, falar alto ou demais, fazer comentários maldosos sobre as outras pessoas, contar demais sobre a sua vida, reclamar e fazer discursos sem sentido – essas são situações que causam desconforto na festa.
Não quebre nada!
Sem querer, você quebrou algo da festa. Não tem problema, desde que você avise imediatamente o anfitrião do evento e se ofereça para pagar o prejuízo. Não vale fingir que não foi você ou sair de fininho.
Discussões sem sentido
Evite se envolver em brigas ou discussões que não lhe dizem respeito. Faça de conta que não está percebendo a situação e, se tiver como sair de perto, mudar de mesa ou dar uma volta pelo salão, melhor.
Está passando mal? Avalie
Se for uma dor de cabeça, talvez um remédio ajude a contornar. Caso o mal estar seja forte, é melhor pedir desculpas ao anfitrião e ir embora. Se for uma festa grande, procure pelo organizador da festa ou cerimonial, assessor, promoter, host e veja se ele tem um medicamento para aliviar o incômodo.
Deixe a fome em casa
Festa de fim de ano da firma não é hora de tirar o atraso da fome. Não seja o ‘fominha’ que corre para o buffet antes de todo mundo ou enche o prato de comida. Seja educado e não exagere na comida.