Comportamento

Raquel D

7 dicas para curtir a festa da firma sem comprometer sua imagem profissional

Raquel D
19/12/2018 07:00
Thumbnail

A confraternização profissional é uma extensão do trabalho. Saiba como se comportar para não arruinar sua imagem e ganhar pontos com o chefe. Foto: Bigstock

A confraternização de fim de ano da firma chegou e, com ela, as gargalhadas, a bebida à vontade e a chance de conhecer os colegas de trabalho em um ambiente informal. Mas cuidado! Ainda que a festa seja um momento alegre e diferente, um “passo em falso” pode arruinar sua imagem na empresa e dificultar o retorno ao trabalho no próximo dia útil.
Por isso, a psicóloga e estrategista de imagem corporativa Katia Taras orienta o profissional a evitar excessos durante a confraternização. “Cuidado com a quantidade de bebida, com os assuntos que vai jogar na roda de conversa e com a roupa que vestirá”. Segundo ela, o evento é uma extensão do ambiente de trabalho e um comportamento inadequado pode prejudicar a imagem do colaborador. “Então, mantenha-se na linha”. aconselha.

1. Use roupas adequadas

O primeiro passo é escolher a roupa ideal para a ocasião. Se a festa for realizada no salão da empresa ou em uma chácara, por exemplo, a sugestão é um traje esportivo. “Você pode vestir algo confortável, de tecido mais leve, acompanhado de tênis ou rasteirinha”. Outra opção é o traje de passeio, que permite à mulher escolher um vestido, uma sandália aberta e alguns acessórios, por exemplo, enquanto o homem pode usar camisa de linho.
Nas confraternizações realizadas em restaurantes, é importante que os homens evitem bermudas e prefiram camisas de manga comprida. “Aí pode usar a manga dobrada”, recomenda Katia. Já nas festas temáticas, é importante que o colaborador sempre prepare sua fantasia dentro da proposta estabelecida.
Nas festas da firma, as mulheres devem evitar decotes, transparências, peças muito justas ou curtas. Foto: Bigstock
Nas festas da firma, as mulheres devem evitar decotes, transparências, peças muito justas ou curtas. Foto: Bigstock
Só que, além de selecionar o traje de acordo com o ambiente e tema, também é necessário tomar cuidado com as peças escolhidas. O bom senso é indispensável para que a escolha seja correta.

“Você pode usar algo diferente do que está habituado no trabalho, com mais cores e até outra modelagem. Mas evite decote, transparências, peças muito justas ou curtas”, pontua Katia.

Ao escolher uma camiseta com frase, também é válido saber o que está escrito nela. “Muitas vezes, a citação está em outro idioma e a pessoa nem sabe o que ela significa. Atente-se para isso e use algo que te identifique”.

2. Beba com moderação

A quantidade de bebida alcoólica ingerida na festa também é determinante para evitar saia-justas no dia seguinte. “Quem bebe demais costuma ter surpresas desagradáveis ao ver suas fotos após a festa, já que pode ter cometido exageros”, comenta a consultora.
Bêbada, a pessoa também tem certa predisposição a falar demais, trazendo consequências ao ambiente corporativo. “Conheço gente que foi desligada da empresa porque estava em um ambiente de descontração e fez um comentário antiético que impactou a empresa. Então, por mais que a companhia ofereça bebidas alcoólicas à vontade no evento, contenha-se”.

3. Não desperdice alimentos

Ao servir-se, evite pegar alimentos que não conhece porque a chance deles sobrarem no prato é grande. “Se for experimentar, pegue pouco e depois repita para evitar desperdício”, aconselha Katia. Além disso, vale lembrar que é deselegante conversar ou dar gargalhadas próximo ao buffet por questão de higiene.
Evite pegar alimentos que não conhece e sirva pequenas quantidades para não sobrar.
Evite pegar alimentos que não conhece e sirva pequenas quantidades para não sobrar.

4. Socialize!

Katia ainda ressalta a importância de circular pela festa para conversar com os colegas de maneira simpática e educada. “Evite os pequenos grupos e jamais fale mal de alguém que esteja na confraternização ou fora dela”.

Entre os tópicos escolhidos para o bate-papo, procure assuntos alegres, planos para o futuro e boas lembranças do escritório ou da vida pessoal.

Outra sugestão durante o evento da firma é deixar o celular no modo silencioso e só atender alguma chamada se o assunto for realmente urgente e inadiável. “Há pessoas que socializam apenas com seu celular, e isso é desagradável”, afirma a consultora.

5. Integre seus convidados

Se a empresa permitir a participação de familiares e amigos no evento, faça o possível para integrá-los ao grupo. “Apresente-os para os colegas e não deixe que fiquem isolados em alguma mesa”, orienta a estrategista de imagem. Além disso, peça que seus convidados também tomem cuidado com a vestimenta e não exagerem na ingestão de bebidas alcoólicas. “Afinal, se um deles cometer alguma gafe, ficará ruim para você”.
Apresente seus convidados aos colegas e não deixe que fiquem isolados em alguma mesa. Foto: Bigstock
Apresente seus convidados aos colegas e não deixe que fiquem isolados em alguma mesa. Foto: Bigstock

6. Seja discreto

Outro erro comum durante a confraternização da firma é a paquera. Por isso, é importante manter a discrição na festa. “Se você já namora alguém do ambiente de trabalho, cuide com os beijos e carinhos mais ousados. E, se ainda não tem namorado, contenha-se”.

7. Evite danças sensuais

A discrição, de acordo com Katia, também vale na pista de dança, onde os colaboradores devem evitar performances de funk e outras músicas muito sensuais. “Mantenha sempre em mente que as pessoas vão te olhar depois e lembrar de tudo o que aconteceu ali”.
LEIA MAIS