• Carregando...
Elas não querem só "mexer no computador". Querem entender como as máquinas funcionam e encontraram mais mulheres com o mesmo objetivo. Foto: Letícia Akemi-Gazeta do Povo
Elas não querem só "mexer no computador". Querem entender como as máquinas funcionam e encontraram mais mulheres com o mesmo objetivo. Foto: Letícia Akemi-Gazeta do Povo| Foto:

Juliana, Alexsandra e Vanessa não se conheciam, mas já compartilhavam uma mesma dúvida: por que o mundo da tecnologia é tão distante das mulheres? Cada uma na sua área, elas foram crescendo – e se desenvolvendo – com essa plug-in atrás da orelha. Desde que se encontraram, porém, a jornalista, a arquiteta e a analista de sistema que por pouco não foi jogadora de futebol, tiveram uma ideia para reverter esse quadro e estruturam a Tech Ladies.

A iniciativa, que existe há pouco mais de um ano, tem o objetivo de conectar, ensinar e empoderar mulheres de todas as áreas por meio da tecnologia. Dessa forma, promove cursos e encontros e tem uma rede no aplicativo whatsaap que já reúne quase 200 mulheres interessadas no tema. Um rede que cresce a cada dia.

A iniciativa partiu de Vanessa Romakiv, 31, a analista de sistema que deixou o campo de futebol para estudar informática. “Eu não queria só mexer no computador, eu queria entender como a máquina funcionava”, conta.  Com o tempo passando, ela percebeu que não estava sozinha. “Eu queria mostrar que a tecnologia pode ser feita por todos”.

As fundadoras da Tech Ladie: Alexsandra, Juliana e Vanessa (ao centro). Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
As fundadoras da Tech Ladie: Alexsandra, Juliana e Vanessa (ao centro). Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Em 2015 ela criou uma página no Facebook  para reunir mulheres com o mesmo objetivo, e logo passou a contar com a estrutura do Sebrae para procurar mulheres em todo o Brasil que tinham vontade de aprender mais sobre o tema, independente da área profissional de atuação.

Vanessa Romankiv queria divulgar a iniciativa, então começou a participar de eventos para apresentar a rede e fazer network, para trazer mais mulheres para a Rede. A própria Vanessa fez contatos com mulheres de outros estados e de outras iniciativas para trocar experiências. Este ano, o Sebrae/PR entrou como parceiro, oferecendo espaço para reuniões e organização do evento from Ladies To Ladies.

Durante o crescimento da rede, a Vanessa Romankiv conheceu a rquiteta Alexsandra Fernandes, 34 e a jornalista Juliana Beatriz Venâncio, que passaram a fazer parte Tech Ladies Brasil.  Voluntariamente elas buscam parcerias e conexões com empresas para criar um ambiente favorável para o aprendizado, seja por meio de oficinas, palestras ou eventos.

O objetivo, segundo elas, é aumentar a participação das mulheres no mercado de trabalho.“Estas iniciativas estão distribuídas no território nacional para unir e dar forças as mulheres de forma colaborativa”, afirma Vanessa.

O que elas fazem para transformar o mundo

A rede realiza workshops de programação (Python, Java e outras linguagens), desenvolvimento de sites (WordPress), robótica (arduíno), para que mais mulheres possam aprender sobre essas áreas de tecnologia. “Nas palestras buscamos temas que ofereçam conhecimento técnico e humano. Além disso, a participação e promoção de eventos é uma maneira de se conectar ao ecossistema de inovação, conhecer parceiros e ter acesso a oportunidades. O papel do grupo é disseminar o conhecimento”, diz Alexsandra

A Tech Ladies já realizou dois eventos para falar sobre empreendedorismo, tecnologia e inovação, o From Ladies To Ladies.  Na última edição, no dia 09 dezembro, o evento contou com o apoio de parceiros com o Sebrae/PR, EBANX, O Boticário, Cabify, Grupo Educacional Opet e Escola Conquer.

Os planos para o próximo ano é expandir e consolidar ainda mais a rede, conforme reforça o trio. Para participar, basta entrar em contato com o e-mail contato@techladies.com.br. E ficar de olho na programação do site.

LEIA TAMBÉM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]