Comportamento

Guilherme Grandi

Roda de história para crianças tem a participação de “cães leitores”

Guilherme Grandi
23/09/2018 07:00
Thumbnail

O cão diverte e ajuda as crianças a manterem a atenção durante a roda de leitura. Foto: Guilherme Grandi/Gazeta do Povo.

Foi em uma tarde na Biblioteca Pública do Paraná que o jovem Raziel Hess, de apenas 8 anos de idade, descobriu que ler um livro junto de um cachorro o ajudaria a lembrar de toda a história depois. E ele não foi o único.
Pelo menos uma vez por mês, um grupo de 10 a 20 crianças se reúne para uma roda de leitura de livros infantis assistida por cães, em que o bicho ‘escolhe’ o conto que será lido e ainda interage com os pequenos. De acordo com a escritora Célia Cris e Silva, a atividade busca estimular o desenvolvimento pedagógico.
“Muitas vezes as crianças ficam mais aéreas, não prestam a atenção na história, mas daí o cão funciona como um catalizador da roda de leitura, fazendo com que as crianças fiquem atentas nele e no próprio livro”, diz.
Célia é mediadora do encontro e faz a leitura do conto de acordo com o enredo da história. Os livros versam sempre sobre o universo canino, de forma lúdica e fácil de serem entendidos pelas crianças.
“E nisso a gente já está trabalhando a escuta ativa, a interpretação de texto, e até mesmo a convivência entre elas”, explica a escritora.
Veja como é a roda de leitura assistida por cães da BPP:

Desenvolvimento pedagógico

Célia conta que já teve casos de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) que se concentram na presença do cão. “Ele também tira um pouco daquele nervoso que a criança tem de se colocar ou de falar, tem vergonha de perguntar algo perto dos outros”, completa.
A atividade também tem como objetivo incentivar a leitura e promover a comunicação e a socialização entre as crianças. O adestrador Rafael Wisnesky, do Meu Cão Companheiro, explica que geralmente são usados cães dóceis e sociáveis, que não vão assustar os pequenos.
“Dificilmente uma pessoa ficaria confortável na frente de um Rottweiller, por exemplo. Por mais que ele pudesse entregar o mesmo objetivo, o contexto social não seria favorável”, diz. O encontro na Biblioteca Pública teve o uso de um cão da raça Golden Retriever, dócil e sociável com as crianças.
Ethel Pereira Menezes e o neto, Raziel, participaram ativamente da roda de leitura com cães. Foto: Guilherme Grandi/Gazeta do Povo.
Ethel Pereira Menezes e o neto, Raziel, participaram ativamente da roda de leitura com cães. Foto: Guilherme Grandi/Gazeta do Povo.

“Cãoterapia” para todos

Este tipo de terapia não precisa ficar restrito apenas às crianças. A avó do pequeno Raziel, Ethel Pereira Menezes (60), participou ativamente da roda de leitura. Ela o levou apenas para acompanhar a atividade, mas acabou interagindo com o grupo todo.
“É uma oportunidade que nos faz refletir sobre a nossa realidade, que a gente descobre coisas de forma bem lúdica que as vezes estão a dois dedinhos de nós e nem percebemos. Ajuda muito na conscientização da vida, do mundo e até mesmo do que acontece ao nosso redor”, completa.

As rodas de leitura assistidas por cães são realizadas uma vez por mês na Biblioteca Pública do Paraná, normalmente na última semana do mês. As datas são confirmadas dias antes do evento e a participação é gratuita. Fica na Rua Cândido Lopes, 133, Centro.

Concurso Cachorro do Ano
Já inscreveu seu pet no Concurso Cachorro do ano?
Inscrições até 25 de setembro
1ª votação popular de 01 a 16 de outubro
2ª votação popular (os 20 cachorros mais votados) de 24 de outubro a 11 de novembro
Resultado final: 01 de dezembro
Inscrições pelo site
LEIA TAMBÉM: