Comportamento

Redação

Saiba quais são as tradições do Saint Patrick’s Day, festa popular da Irlanda

Redação
16/03/2018 16:20
Thumbnail

Nas paradas do Saint Patrick's Day os participantes se vestem imitando leprechauns. O verde é quase unanimidade. (Foto: Bigstock)

Ano após ano, no dia 17 de março, as ruas de várias cidades irlandesas — e outras tantas em outras partes do mundo — são tomadas por leprechauns. Ou quase isso. É o Saint Patrick’s Day, umas das festas irlandesas com mais repercussão fora do país, comemorada com muito whisky, cerveja esverdeada e roupas divertidas.
O Dia de São Patrício é uma celebração ao santo padroeiro da Irlanda. Nascido em algum lugar na Escócia ou no País de Gales (o local exato permanece desconhecido), Patrício viveu no século IV. Seu verdadeiro nome era Maewyn Succat. Conta a história que ele foi sequestrado e vendido como escravo na Irlanda quando tinha 16 anos. Depois de seis anos de escravidão, ele conseguiu escapar e foi para a Inglaterra, onde entrou para um mosteiro. Só então adotou o nome de Patrício.
Depois de algum tempo, São Patrício eventualmente voltou à Irlanda para trabalhar como missionário. Ele foi um dos responsáveis por converter o país, até então majoritariamente pagão, ao cristianismo. Mas sua figura se tornou realmente famosa devido à lenda de que ele teria expulsado todas as cobras da Irlanda. A lenda não é verdadeira porque é improvável que algum dia tenha havido esses répteis no país.

Tradições do Dia de São Patrício

Paradas

Em Dublin e em muitas cidades pelo mundo esse dia é marcado por paradas muito animadas. Tratam-se de desfiles em que as pessoas podem ver mais de perto partes importantes da cultura irlandesa. A música e as roupas em tons de verde, laranja e branco – cores da bandeira do país – tornam única a atmosfera desses eventos.

Shamrock (trevo de quatro folhas)

A maioria dos trevos tem três folhas, de modo que encontrar um com quatro folhas já é um sinal de sorte. Mas, de acordo com a lenda, cada uma delas significa uma coisa: esperança, fé, amor e sorte. Pacote completo em uma plantinha.
O shamrock, ou trevo de quatro folhas, é símbolo de sorte. Foto: Pixabay
O shamrock, ou trevo de quatro folhas, é símbolo de sorte. Foto: Pixabay
Aproveite para usar seu shamrock e toda a sorte que vem com ele, mas não se esqueça de outra tradição do Saint Patrick’s Day: afogar o trevo. Atualmente as pessoas preferem manter seu trevos sãos e salvos. Mas, originalmente, o costume era jogá-lo dentro da caneca de cerveja ou de whiski antes de tomar a bebida. É o que eles chamam de “drown the shamrock”, literalmente “afogar o trevo”.

Leprechauns

Os leprechauns são duendes típicos do folclore irlandês. No Dia de São Patrício muitas pessoas se vestem como eles. Grandes chapéus verdes com barbas alaranjadas são fundamentais. Diz a lenda que, se você pegar um Leprechaun, pode fazer três pedidos.

Cerveja

Tomar cerveja no Saint Patrick’s Day é quase uma obrigação. Muitos bares e restaurantes na Irlanda – e alguns até mesmo aqui no Brasil – tingem a cerveja de verde nesse dia. Para ter mais sorte, há um brinde especial: “Que seus bolsos sejam pesados, que o coração seja leve e que a boa sorte te persiga noite e dia”.
Muitos estabelecimentos tingem a cerveja de verde nesse dia. Foto: Unsplash
Muitos estabelecimentos tingem a cerveja de verde nesse dia. Foto: Unsplash

A cor verde

Na Irlanda a cor verde traz sorte, especialmente no dia de St. Patrick’s. A cor verde passou a ser usada como um símbolo para o país, que é conhecido como a Ilha Esmeralda, por estar com a vegetação verde na maior parte do ano devido ao tempo chuvoso.

Green River em Chicago

A cidade de Chicago, nos Estados Unidos, foi um pouco além da Irlanda: todos os anos, desde 1961, ela tinge o Rio Chicago inteiro de verde esmeralda. Atualmente a tinta não é poluente e serve para deixar o dia ainda mais “irlandês”.

O número da sorte

Na Irlanda e em todo o Reino Unido, sete é um número que traz sorte, afinal, há sete cores no arco-íris, a semana tem sete dias, há sete maravilhas no mundo e o triplo sete no caça níquel é jack pot.
LEIA TAMBÉM: