Comportamento

Da redação

Gestantes que usam muito o celular podem gerar crianças hiperativas

Da redação
02/05/2017 14:00
Thumbnail

Estudo mostra relação entre uso do celular durante gestação e crianças hiperativas (Foto: Bigstock)

Mais de 80 mil pares de mães e filhos participaram de uma pesquisa que relaciona o uso constante dos celulares durante a gestação com a criação de crianças hiperativas. Mães que faziam ou recebiam pelo menos quatro ligações todos os dias no celular, ou que passavam mais de uma hora por dia nos aparelhos, mostraram ter 28% mais probabilidade de terem filhos hiperativos. O estudo analisou crianças até os cinco e sete anos de idade.
Embora a pesquisa, publicada em abril deste ano na revista científica Environment International, traga resultados impactantes, eles não são e nem devem ser vistos como conclusivos, conforme ressalta a autora principal da pesquisa Laura Birks no próprio estudo.
“A interpretação desses resultados é incerta, pois a falta de controle do comportamento pode ter influenciado tanto o uso dos celulares pelas mães quanto os problemas de comportamento dos filhos”, explica nas conclusões finais da pesquisa.
Da mesma forma, o estudo não explica se a relação entre os celulares e o comportamento das crianças se dá pelas ondas eletromagnéticas dos aparelhos ou se é algo mais comportamental. O site Medscape sugere uma análise mais psicológica, visto que mães que usam com frequência os aparelhos celulares durante a gestação podem continuar com o hábito durante o desenvolvimento da criança. Assim, para chamar a atenção dos pais, as crianças ficam mais agitadas, com comportamentos que remetem à hiperatividade.
Leia mais