Comportamento

Camila Machado, especial para a Gazeta do Povo

Nova geração de avós é jovem e “melhores amigos” dos netos

Camila Machado, especial para a Gazeta do Povo
26/07/2018 07:00
Thumbnail

Luciene e Maurício: ela concilia a rotina atribulada para ficar perto do neto. Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo. | Gazeta do Povo

É morrer de amor. Sentir dor por ter saudade. Voltar a ser criança. Reacreditar na vida. Não se preocupar com o horário, deixar perder-se. É se sujar na grama (de novo), sentir dor nas costas e esquecer-se. Chorar de rir. Dar a mão, correr bagunçando o cabelo, esfolar o joelho. Planejar viagens (mesmo que de mentirinha). Inventar receitas malucas. Esmagar até perder o fôlego. É ser avô, é ser neto. É essa relação hiperbólica, que engasga a fala quando pensamos. Que nos faz chorar os olhos e encher o peito de afeto. É faltar braço para tanta vontade de abraçar os seus. E é tanto de tanto, que merece um dia só seu: nesta quinta-feira (26), é o Dia Nacional dos Avós.
Se você imaginou dois senhores, vovô na cadeira de balanço e vovó tricotando, pode ter se enganado um pouco: essa nova geração de avós é jovem, na casa dos 50 e 60 anos, ativos, brincalhões, com agenda cheia, e uma ilustre incumbência: arriscam dizer que são os melhores amigos dos netos.
É assim com a catarinense, já radicada curitibana, Luciene Bruel. Ela foi avó cedo, com 46 anos. Hoje, no auge dos seus 50, diz que ganhou o melhor presente que a vida podia lhe dar, o neto Maurício, de 4 anos. Ele veio de surpresa e surpreendeu a todos com suas mãozinhas carinhosas e o jeito falador. A vovó, então, nem se fala. “Parece batido falar que é um sentimento inexplicável, mas como dizer sobre algo que nem cabe nas palavras?”, é como ela tenta contar sobre a primeira vez que foi chamada de vó.
Luciene Bruel e o neto, Maurício. Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo.
Luciene Bruel e o neto, Maurício. Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo.
Luciene tem um rotina agitada: é gestora administrativa em uma grande empresa. Mas tem um trato com o neto, sugerido, inclusive, por ele, e que é um jeito de estarem sempre perto. “Um dia desses estávamos brincando, na casa dele, ele pegou no sono e precisei sair. Quando acordou não me viu mais por lá. Foi quando eu fui surpreendida por uma proposta. Ele chamou de ‘combinado’ e disse: ‘vovó, vamos fazer assim, que tal você sair, fazer o que precisa fazer, mas depois sempre voltar, só um pouquinho, na minha casa!’“. Para Luciene, a conversa com o neto, é a prova da parceria dos dois.

Liberdade para curtir

E essa relação lembra um pouco o sentimento que ela própria tinha com a sua avó paterna. Ela entende que eram outros tempos, as relações mais rígidas, mas tinha uma grande abertura. “A relação que tenho com o Mauricio é de total liberdade, de curtir a presença do outro, como o que eu também tinha com minha avó. Aquela autorização para agir como bem entendesse. Também de apoiar, de mostrar valores e princípios. Algo despretensioso, mas muito bonito”, explica.
Aandar de bicicleta, de patinete,  ler histórias e fazer piquenique são alguns dos programas favoritos dos dois. “Acredito que ele me veja como uma amiguinha, não como a figura da vó, essa já estereotipada. Fazemos tudo juntos e a vinda dele aqui em casa é sempre um evento”, finaliza.
Vovó Luciene e Maurício.
Vovó Luciene e Maurício.

Vovô cozinheiro

Djalma Amaral Júnior tem 63 anos e foi avô pela primeira vez aos 45, do neto Giovanni, hoje com 18 anos. O tempo passou e a trupe ganhou mais três membros: Maria Eduarda, de 15 anos, Bernardo, de 12, e a caçula Pietra, com oito meses. E ele não consegue falar dos netos sem se emocionar.
“A gente volta a ser criança, esquece das responsabilidades por alguns instantes”, disse. Fatos que mostram isso, na rotina do Djalma, é a bagunça que faz com os netos: a briga pela vez no videogame, os desabafos, as ligações no meio da semana e o mais emblemático momento que têm juntos: na cozinha. Na casa do Djalma, é ele que movimenta as panelas. Seja preparando a famosa “feijoada do Djalminha”, o churrasco do final de semana ou o carreteiro — o prato favorito do neto mais velho.
Vovô Djalma e os netos em dia de feijoada.
Vovô Djalma e os netos em dia de feijoada.
Conversa vai, conversa vem, as palavras vão faltando. “Você me desculpe, é que de lembrar tantos momentos que nunca mais vou esquecer, vou ficando emocionado”, explica o avô coruja com a voz embargada.
E  esses momentos são muitos. Como a infância do Giovanni. “Ele queria ser surfista. Subia nas minhas costas e passeávamos pela casa de praia, nas férias. Eu era a prancha”, conta, divertindo-se. “Agora ele é um moço, faz Direito, fico muito orgulhoso”. E da neta Maria Eduarda. “Pode escrever que ela é bailarina e profissional. Acaba de chegar dos Estados Unidos, onde estava se apresentando”. De Bernardo, lembra da paixão pelo Coritiba. “Essa rapaziada coxa-branca, ein?”. E da Pietra? “É saudade sem fim, ela mora em Florianópolis e conto os dias para vê-la”, derrete-se.
“Quero que eles saibam que a minha casa, e a da Ivete, minha esposa e avó tão querida, é a casa deles e fico muito feliz quando estão aqui”,frisa.
Foto antiga do vovô Djalma passeando com Giovanni e Maria Eduarda.
Foto antiga do vovô Djalma passeando com Giovanni e Maria Eduarda.

Avô alma gêmea

E toda essa cumplicidade compartilhada pelo Djalma com os netos é também sentida por Maurício Carraro, de 60 anos. Ele é avô da Maya, de 4 anos, e do Gael, de 2. É desses que troca fralda, dá banho e brinca muito.
A profissão, de humorista, possibilitou a ele esse contato mais próximo, já que trabalha à noite e tem, normalmente, as tardes livres. “A Maya, logo quando nasceu, ficava todos os dias comigo. Tecemos uma relação muito próxima, de olhar no olho e saber o que outro sente, quer ou precisa. Ela é minha alma gêmea, tamanho companheirismo e amizade”, declara.
Vô Maurício e Maya.
Vô Maurício e Maya.
“Tenho certeza que meus netos me veem como um amigo. Eu brinco de casinha, de boneca e o que vier. O Gael só quer jogar futebol”, explica.
E é com um pouco de tristeza que o Maurício conta que a figura do avô que ele adotou e que vinha preenchendo seus dias, tem andado meio saudosa nos últimos tempos. É que os netos mudaram-se, recentemente, para Miami. “Temos descoberto, juntos, uma nova relação. A saudade é grande demais e não há videoconferência que dê conta do tanto de amor“, desabafa. Eles mudaram em fevereiro mas, nesse período, o avô já fez uma visita aos netos. “Ser avô é um desprendimento louco, um amor louco. É ser livre juntos. Que saudade dos meus netos, dos meus amigos”, finaliza Carraro.
Vô Maurício, Gael e Maya.
Vô Maurício, Gael e Maya.

Doação sem limites

Arthur, avó Denise e Augusto.
Arthur, avó Denise e Augusto.
A vovó Denise Bello nem de longe lembra o modelo-padrão de avó, mas  já é do grupinho das “corujas” há quatorze anos, quando o primeiro neto, Arthur, chegou: ela recebeu a filha, Mariana, em sua casa, para ajudá-la com todos os cuidados com o bebê. Doou-se por completo. E, um ano depois, veio a alegria do segundo neto, Augusto, hoje com 12 anos.
“Gugu e Arthur são meus amores. É o maior afeto do mundo, uma mistura do sentimento maternal, mas com mais maturidade. Sem susto, com responsabilidade. Os netos aprendem muito com os avós, valores, ensinamentos, princípios. É uma relação de confiança”, explica.
Uma lembrança que ela gosta de contar, e que mostra toda essa proximidade, é um conversa que tiveram quando Arthur ainda era pequeno. “Foi assim: a Mariana, minha filha, estava falando para o Arthur como ele era i-gual-zi-nho a ela. O cabelo, os olhos, o jeito. E do pai tinha o dedinho do pé. Aí ele respondeu: ‘tá bom, mãe, tenho o seu cabelo amarelo, o seu olho claro, o pé do meu pai, mas a dor nas costas eu tenho da minha vó”, conta divertindo-se. “Gosto dessa história porque mostra o quanto o Arthur gostaria de se parecer comigo e eu fico toda babona”, derrete-se.
E o vínculo só cresce com o passar dos anos. “Hoje eles me procuram para contar seus dilemas e dramas. Acho importante que eles tenham em mim um ponto de referência, mostra a parceria”, conta Denise.
Momento de descontração: Augusto, Arthur, Mariana e Denise.
Momento de descontração: Augusto, Arthur, Mariana e Denise.
E ver os netos crescidos tem orgulhado a avó. “Gosto de perceber as pessoas que eles têm se tornado. Recentemente, viajamos todos juntos. Foi inesquecível. Fiquei emocionada ao ver a maneira com que o Arthur, o mais velho, se comportou. Sempre ao nosso lado, nos protegendo. Eu não falo inglês e ele sempre me socorria, muito prestativo e cuidadoso. Já o Gugu, o mais novo, não me deixou triste nem por um segundo, é muito brincalhão e engraçado, não desgruda. Quero que seja sempre assim”, disse.
E toda essa dedicação vem  misturada a muita gratidão. “Eu sou a mãe que sou porque tive uma mãe maravilhosa, que tornou-se também a melhor avó que meus filhos poderiam ter. Nós todos juntos mudamos a rotina dela e ela aceitou de coração aberto. Eles precisam muito dessa mulher, ela é a nossa força. Ser avó é ser inspiração”, declara Mariana Andreatta, filha de Denise.
LEIA TAMBÉM: